iPhone Software 3.0

Imagem de: iPhone Software 3.0

Nesta terça-feira, dia 17 de março de 2009, a Apple realizou uma demonstração dos recursos inéditos que acompanham a nova revisão do sistema operacional para iPhones e iPods Touch, chamada de Software 3.0. Seu lançamento está previsto para a metade do ano, período correspondente ao verão no hemisfério norte.

O evento aconteceu na cidade de Cupertino, Califórnia, onde está localizada uma das sedes da empresa. Apenas convidados da mídia especializada puderam entrar. Confira abaixo um apanhado dos principais anúncios!

Um modelo de sucesso

O início da conferência foi marcada por dezenas de dados de vendas e de base instalada, demonstrando que iPhones e iPods Touch juntos já ultrapassaram a marca de 30 milhões de aparelhos ao redor do mundo (um marco histórico, já que ele está no mercado há relativamente pouco tempo). Só os downloads da loja virtual já superam 800 milhões, dado que certamente confirma o sucesso do modelo adotado, garantindo lucro por todos os lados.

Com a parte de negócios fora do caminho, Scott Forstall — responsável pelo desenvolvimento do sistema para iPhones — assumiu o palco para dar início à demonstração das novidades do sistema.

Blueprint e símbolo da nova revisão

Atendendo aos pedidos

Um dos itens da famosa comparação com o chuchu, a falta de mensagens multimídia, terá que ser cortado da lista, já que a revisão trará suporte para MMS. O envio será realizado pelo aplicativo de e-mail, e haverá suporte para envio de mensagens apenas com imagens ou gravações de voz (outros modelos de telefones oferecem suporte também para vídeos).

Com a versão 3.0, a Apple também promete que todos os programas padrão do telefone funcionarão em modo landscape (horizontal). Se isto se confirmar, você não precisará mais se bater com a digitação de seus SMS, pois um teclado maior e mais confortável aparecerá com o aparelho deitado (idêntico ao atual do Safari). Um verdadeiro alívio para quem gosta de comunicação rápida!

E, para os que ficavam com inveja ao ver os celulares da Sony Ericsson trocando de músicas com um agito de mãos, foi implementado agora o "Shake to Shuffle". O iPhone já possui acelerômetros internos capazes de reconhecer movimentos, só faltava o suporte por meio do código.

Copiando e colando

Louco para selecionar e copiar textos das suas páginas de internet favoritas? Sem problemas, no Software 3.0 bastará você dar um duplo toque na tela, sobre o que deseja salvar, para abrir o menu com as opções “Cortar”, “Copiar” e “Colar”. O conteúdo armazenado fica em uma espécie de área de transferência, podendo ser transportado para outros programas e telas.

Copiar e colar! Fácil!

Outro aspecto interessante do recurso de copiar e colar, é que ele funcionará com mensagens SMS (torpedos) e com imagens, que poderão inclusive ser adicionadas em lote para envio por e-mail (não mais será necessário selecioná-las uma a uma).

Localizando em instantes

A interface dos aparelhos até pode ser bonita, mas quem possui dezenas de ícones já descobriu que não é nada prático navegar por página após página. Como solução para este problema, será implementada a tecnologia de busca Spotlight, presente no sistema operacional Mac OS X.

Cansado de rolar o dedo? Então procure!

Ela funciona criando um índice dinâmico com os resultados que mais se aproximam do que você procura. Nos iPhones e iPods Touch, ela revelará programas, contatos, mensagens, e-mails e outros resultados relevantes. Mas o melhor de tudo é o método de abertura: na primeira página, simplesmente arraste o dedo para a direita para abrir o menu de digitação.

Novidades na loja virtual

Seguindo a onda dos novos consoles (Xbox 360 e Playstation 3), a Apple também planeja inserir o conceito de micro transações em jogos e aplicativos pagos, permitindo que você compre novos itens, fases e outros conteúdos, como expansões, sem ter que abrir a App Store.

The Sims 3 e o novo jogo da produtora de

Para os desenvolvedores, esta é uma saída para o problema de não poderem cobrar apenas pelas atualizações (o preço como um todo tinha que ser elevado, freando novos consumidores). O funcionamento foi demonstrado junto com The Sims 3, que deverá ser lançado em breve também nos portáteis (iPhones e iPods Touch).

The Sims 3

É preciso apenas a sua conta do iTunes para as transferências financeiras, portanto não será necessário se preocupar com novos logins e cadastros. As empresas continuarão determinando os preços de seus programas e ainda receberão 70% do valor total da venda (o restante fica com a Apple).

Novidades auxiliarão na distribuição de conteúdoPor fim, no que diz respeito à loja virtual, o sistema de controle de pais (Parental Control, visto na compra de vídeos e músicas, que marca conteúdos inapropriados para menores ou explícitos) passará a valer também para os aplicativos. Espere mais liberdade de criação e aplicativos mais pesados em termos de conteúdo.

Tethering está nos planos

Para quem não sabe, tethering é uma conexão entre celular e computador (seja ele Notebook, Desktop ou de qualquer outra natureza) com a finalidade de acesso à internet no dispositivo não portátil.

Para entender melhor o conceito, imagine que você possui um plano 3G no seu celular e quer aproveitá-lo como um modem para acessar um site em seu computador. Com tethering disponível, bastaria plugá-lo por USB para fazer com que esta mágica acontecesse.

O Software 3.0 terá suporte para a tecnologia, mas como colocado por Scott, isso depende também da vontade das operadoras para funcionar. Mesmo assim, ele mantém o tom otimista e diz que em breve o serviço estará disponível (seu iPhone vai virar um Modem banda larga!).

Localização facilitada

Seguindo com novidades para os desenvolvedores, agora eles poderão embutir os mapas do aplicativo nativo em seus próprios programas, sem qualquer custo. Aqueles que quiserem ir além, poderão também utilizar os dados de GPS para criarem programas com direções passo a passo (com instruções de navegação em tempo real).

A loja logo deve ganhar conteúdo com faixa adulta

O único problema é que, caso optem pela navegação passo a passo, os mapas do aplicativo nativo não poderão ser aproveitados. O motivo alegado pela Apple foi um problema com o licenciamento dos dados.

P2P – O início de uma nova era

Se o Bluetooth foi um dos principais alvos de críticas e ataques aos iPhones, agora ele será venerado. Graças a uma modificação da tecnologia Bonjour (que reconhece aparelhos da Apple e permite a comunicação entre eles), você poderá conectar seu aparelho com o de seus colegas, sem fios, sem a necessidade de roteadores e sem complicações.

P2P vem aí para revolucionar a vida de quem tem iPhone

Esta ponte direta é conhecida como P2P (Peer to peer) e utilizada em muitos dos compartilhadores de arquivos atuais. Nos aparelhos da Apple, será possível trocar dados, contatos e até mesmo jogar em rede. A vantagem em relação ao Wi-Fi para jogos é que o gasto de bateria será bem menor.

Ainda com relação ao uso de Bluetooth, o controle de acessórios de terceiros será expandido, permitindo mais interatividade e novas aplicações. Na demonstração, foi citado o exemplo de um medidor de pressão: você a mede, recebe os dados no telefone e os repassa diretamente para seu médico.

Notificações dinâmicas

A função de notificações (os pequenos botões vermelhos que ficam sobre os ícones, avisando-o a respeito de coisas pendentes, como mensagens recebidas ou tarefas a serem concluídas) por tecnologia Push — planejada para setembro passado — vai, enfim, encontrar os aparelhos.

Notificações mesmo com os aplicativos desligados

Forstall admitiu o atraso da companhia, ressaltando novamente os problemas de desempenho e de bateria. O novo sistema ainda passa pelos servidores da Apple antes de chegar ao seu aparelho e requerem que você abra os programas para o envio da informação, mas foi completamente reestruturado e otimizado.

Novidades para a internet

O que era o sonho de muitos para esta revisão, a inclusão de Flash, foi negada. Mas nem tudo é ruim, já que haverá suporte para vídeos em HTML 5. Programas também serão capazes de carregar conteúdo pela rede (músicas e vídeo), sem serem fechados no processo.

Já o Safari, navegador de internet, receberá filtros anti-phishing (aumentando o grau de segurança contra sites falsos, roubo de dados e golpes) e um recurso de autocompletar, facilitando ainda mais a sua vida. Para saber um pouco mais sobre a tecnologia anti-phishing, confira este artigo.

O que era bom vai ficar ainda melhor

Programas em plano de fundo? Ainda não...

Desde o lançamento, os usuários cobram suporte para que programas continuem rodando em plano de fundo (imagine algo como minimizados), mas a Apple disse que isso ainda não é possível, já que a bateria foi drenada de forma 80% mais rápida nos testes em seus laboratórios.

Além do inconveniente da bateria, outro grande empecilho foi a queda brusca no desempenho do sistema operacional, tornando programas instáveis e seus devidos funcionamentos inviáveis (sem nada rodando em paralelo já ocorrem quedas nos níveis de memória do aparelho).

Tudo tem seu preço

Feliz com todos estes anúncios e novidades? Ótimo, mas saiba que se você importou seu telefone antes do lançamento da versão 3G não será possível desfrutar de alguns dos recursos. Foi confirmado durante o evento que MMS (mensagens multimídia) e o streaming de áudio por meio de Bluetooth não serão compatíveis com os modelos antigos (dadas as restrções de Hardware).

As novidades certamente agradaram a comunidade tecnológica e os donos dos aparelhos, reforçando a posição do portátil da Apple como um dos mais completos e versáteis do mercado, principalmente no que diz respeito à conectividade. Da loja virtual aos recursos de navegação, você encontrará milhares de razões para se juntar aos que já o compraram.

Mesmo assim, ainda faltam outras coisas básicas, como o suporte para a gravação de vídeo. Quem sabe para a revisão 4.0, não é mesmo?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.