Game of Thrones encerrou sua quarta temporada, neste último domingo, dia 15, na TV brasileira e americana, de maneira bombástica: novas histórias para diversos personagens virão no quinto ano, enquanto nos despedimos de mais alguns em cenas inesperadas de assassinato.

Este ano inaugurou algo inédito na série: o 10º episódio é que trouxe as maiores surpresas, revelações e algumas das maiores mortes, e não apenas o nono.

Você já viu o episódio e quer recapitular e comentar tudo o que aconteceu? Você ainda não viu o episódio, mas quer saber tudo mesmo assim? Então confira a nossa recapitulação. Mas, para os desavisados...

Fonte da imagem: Shutterstock

Atenção: esta matéria traz todas as revelações e surpresas do episódio final da quarta temporada de Game of Thrones!

Esse texto foi feito por quem e para quem não leu os livros além do que foi mostrado na série.

Em uma irônica coincidência, neste domingo, dia 15, foi Dia dos Pais nos Estados Unidos e em diversos outros países — logo neste episódio que termina com Tyrion matando Tywin. Mas vamos, primeiro, a outras grandes cenas do episódio.

Cersei conta toda a verdade

Fonte da imagem: Divulgação/HBO

Nesse segmento inicial que focou na família Lannister, acompanhamos algumas novidades.

O Montanha, Gregor Clegane, não morreu depois de sua luta sangrenta com Oberyn, mas está quase partindo dessa para pior, visto que a espada do Víbora Vermelha tinha veneno. O novo curandeiro de Porto Real — o mesmo que tratou o pulso cortado de Jaime e fez uma nova mão de ouro para ele — promete deixar o Montanha vivo. Mas tem um problema: depois do que parece ser uma magia negra (a mesma que usaram em Khal Drogo?), o terrível homem pode não voltar o mesmo. E tem como ele ficar pior? Cersei não liga para este aviso, já que não quer perder o grande e forte aliado.

Cersei joga a verdade na cara de Tywin sobre seu envolvimento amoroso com o irmão Jaime e ainda ameaça confirmar isso para todos os Sete Reinos — e deixando implícito que revelará também que seus filhos são frutos de incesto — se o pai continuar a forçá-la a se casar com Loras e, assim, ir para o Jardim de Cima, deixando para trás seu último filho homem e atual rei, Tommem. Mais tarde, ela conta a novidade para Jaime, um tanto incrédulo da coragem da irmã, mas quem é ele para contrariá-la em um momento em que ela o seduz, não é? Será que esse caso amoroso vai ser mesmo revelado para todo mundo na quinta temporada?

Bran chega ao seu destino

Fonte da imagem: Reprodução/HBO

Bran, Hodor e os irmãos Reed chegam à misteriosa árvore frondosa e avermelhada no extremo norte além da Muralha. Mas o que os aguarda lá é uma série de criaturas sobrenaturais, que, até agora, só achávamos que existiam em lendas de Westeros (mas todo mundo achava isso com os mamutes e os gigantes também). Esqueletos assassinos atacam Bran e companhia, ferindo gravemente Jojen, que morre nos braços da irmã, quem lhe dá o último golpe de compaixão. O grupo termina sendo auxiliado pela criatura mítica referida como “criança da floresta”, seres que existiam muito antes dos Primeiros Homens chegarem às terras de Westeros.

Dentro da árvore, Bran é recebido pela manifestação humana do corvo de três olhos. “Tenho observado vocês, todos vocês, por toda a sua vida”, ele diz para o grupo, revelando que tem algo valioso para o jovem Stark. Ele vai voltar a andar? “Você nunca andará de novo. Mas vai voar”. Só a quinta temporada trará respostas sobre essa críptica revelação.

Daenerys acorrenta seus “bebês”

Fonte da imagem: Reprodução/HBO

O poder vem com difíceis escolhas e Khaleesi está aprendendo isso a duras penas. Depois de um suplicante vir lhe mostrar o que restou de sua filha — apenas ossos carbonizados — depois do ataque da “sombra alada”, ou seja, do maior dragão de Daenerys, ela precisa tomar a difícil decisão de cortar o coração: prender seus “filhos” acorrentados no calabouço. Lágrimas correm dos olhos dela, enquanto faz isso — e confessamos, dos nossos também. Drogo, o maior dragão, ainda está a solta em algum lugar das cidades livres — e como ele vai reagir ao ver seus irmãos assim? E como os outros dois dragões estarão depois de alguns dias ou semanas acorrentados na total escuridão?

Novos caminhos para Arya

Fonte da imagem: Reprodução/HBO

Brienne e Podrick esbarram com Arya e o Cão de Caça e esse encontro é mortal. Depois de uma discussão sobre quem deve cuidar de Arya, Brienne e Sandor entram num duelo, do qual Clegane sai na pior. Arya some da vista de Brienne e se recusa a ser escoltada por ela. Depois de reencontrar o Cão de Caça, que pede para que ela o mate, Arya simplesmente o deixa para trás para morrer com uma fratura exposta na perna — e ainda leva o dinheiro dele.

Mais para o fim do episódio, Arya encontra uma tripulação que vai de navio para a cidade livre de Braavos. Ela tenta convencer o capitão a levá-la para o norte de Westeros, o que ele recusa. Mas, depois de ela mostrar-lhe a moeda que Jaqen H’ghar lhe deu e dizer as palavras “Valar Morghulis”, ele aceita levá-la para fora de Westeros, mas na direção contrária à que ela queria. Talvez seja melhor assim, afinal, o que ainda há em Winterfell ou em qualquer lugar ao norte para ela?

Stannis ataca os selvagens

Fonte da imagem: Reprodução/HBO

Quando ninguém mais lembrava onde estava ou que fazia Stannis depois de ganhar um gordo financiamento, eis que ele aparece de surpresa em um ataque contra os selvagens ao norte da Muralha — bem na hora em que Jon Snow estava “negociando” com Mance, ou armando seu plano para matá-lo. A tropa do Rei Além da Muralha é pega de surpresa e capturada e agora nos resta saber o que Stannis fará a partir daí. Aliás, ele faz ideia do perigo que enfrenta com os Caminhantes Brancos aparentemente marchando para o sul?

Quanto a Jon Snow, ele faz uma fogueira especialmente para o corpo de Ygritte, ao norte da Muralha. Enquanto isso, Tormund Giantsbane ainda está vivo e prisioneiro da Patrulha da Noite e caberá a Stannis decidir o que fazer com ele na próxima temporada.

Tyrion surpreende todos

Fonte da imagem: Reprodução/HBO

Deixamos para o final a recapitulação de algumas das cenas mais chocantes deste fim de temporada: Tyrion tem a chance de escapar de Porto Real, com a ajuda de Jaime e de Varys, mas, antes, acerta algumas contas.

Ao entrar no quarto do pai, vê que ali está Shae, deitada na cama. Ela acha que é Tywin se aproximando e deixa escapar um “meu leão”. Ao perceber que é Tyrion, ela tenta agarrar uma faca para defender-se e matá-lo, mas é ele quem consegue estrangulá-la com os próprios colares de ouro que ela usava.

Fonte da imagem: Reprodução/HBO

Próxima parada: Tywin Lannister.

Encontrando o pai em um momento bastante íntimo — sentado no trono do banheiro — Tyrion lhe aponta aquela que era arma preferida de Joffrey, a besta. Tywin não acredita que ele vai matá-lo.

E depois de um diálogo em que o pai tenta convencer o filho de que jamais o mataria, mesmo tendo sentenciado-o à morte, Tyrion perde a cabeça quando Tywin se refere a Shae, pela segunda vez na conversa, como “prostituta”. Surpreso, o patriarca Lannister é atingido com duas flechadas mortais.

Só depois, Tyrion se encontra com Varys como combinado — e Varys já entende que alguma Tyrion aprontou, afinal demorou demais para aparecer e está com arranhados e espirros de sangue no rosto.

Depois de ouvir os sinos da capital tocando de longe, anunciando uma grande morte, Varys resolve não ficar para ver o que vai acontecer e entra em um dos navios que estão partindo. Enquanto isso, Tyrion, dentro de um caixote, também é transportado para fora de Porto Real — e para fora de Westeros?

Por este ano é só, pessoal!

Agora Game of Thrones volta só em março ou abril de 2015. Até lá, há muito que se discutir e debater: o que você achou deste fim de temporada? Quais são suas teorias sobre os destinos de cada personagem? Quais foram seus momentos preferidos deste episódio?

Atenção: comentários que revelam passagens que ainda não foram exibidas pela série não serão tolerados

Não estrague a surpresa de quem não leu os livros. Teorias são bem vindas, mas spoilers que estragam a experiência dos outros, não. No mínimo, coloque um aviso antes de um comentário revelador sobre o futuro da série.