Windows 8 vai guardar seus dados mesmo se o disco apresentar problemas

Imagem de: Windows 8 vai guardar seus dados mesmo se o disco apresentar problemas

Dados de servidores estão mais seguros no Windows 8. (Fonte da imagem: Building Windows 8)

Você provavelmente tem uma série de fotos, vídeos e textos importantes em seu computador, dados que existem apenas no formato digital. Mas o que aconteceria se o drive da máquina apresentasse problemas e apagasse todos esses arquivos antes de você fazer um backup?

A Microsoft parece preocupada com esse problema. De acordo com uma postagem no blog oficial de desenvolvimento do Windows 8, o sistema operacional agora vai contar com o Storage Spaces, uma tecnologia capaz de trazer mais segurança aos seus dados sem gastar tanto espaço em disco.

A função principal dele é criar pools de armazenamento virtual para guardar todos os dados contidos em  novos HDs ou discos físicos conectados à máquina, como aparelhos em USB, SATA ou SAS, por exemplo.

O Storage Spaces ainda permite a criação de um disco "espelho" (Mirror), que replica os dados mais importantes de sua máquina e permite o acesso normal a eles, mesmo que o original tenha sido danificado. Além disso, se o seu disco rígido está com a capacidade quase estourando, a função permite que você adicione novos drives facilmente para dividir o armazenamento de dados e “desafogar” o sistema.

A tecnologia é uma evolução do Drive Extender, que estava presente no Windows Home Server, usado em servidores de banco de dados. A partir de agora, a ideia é popularizar a função no Windows 8, apesar dos computadores com configurações mais modestas não apresentem tanto espaço para guardar TBs de arquivos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.