Nanopartículas poderão transformar sua roupa em computador

Imagem de: Nanopartículas poderão transformar sua roupa em computador

Um grupo de cientistas está desenvolvendo uma forma de transformar algodão em transistores e circuitos elétricos, permitindo que, em teoria, recursos eletrônicos sejam integrados a peças de roupa.

Segundo publicação do site Mashable, os pesquisadores, espalhados entre as principais universidades da Itália, França e EUA, criaram dois tipos de transistores: um transistor orgânico semelhante ao que encontramos nos processadores de PCs e um transistor eletroquímico com menor tensão.

Isso foi possível graças à utilização de fios de algodão revestidos com nanopartículas de ouro e uma variedade de outros condutores. Esse processo cria fios de algodão mais rígidos do que encontramos em nossas roupas, mas que são mais flexíveis e conseguem transportar corrente elétrica.

De acordo com o informativo, o procedimento de revestimento não é demorado, sendo muito parecido com o tingimento comum de tecidos. A técnica abre um enorme leque de novas aplicações às camisas e blusas. A pesquisa foi publicada no periódico ScienceDirect.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.