Elvis vai gravar um novo disco, se depender da Yamaha

Imagem de: Elvis vai gravar um novo disco, se depender da Yamaha

“Elvis não morreu” é uma das frases mais faladas na história do planeta Terra. E se depender dos engenheiros de software da Yamaha, em breve ela se tornará muito mais real. Não, eles não pretendem testar uma nova tecnologia de ressurreição de artistas famosos, mas sim um programa de emulação de vozes que promete perfeição nos resultados.

Trata-se do Vocaloid, um aplicativo criado pela Yamaha que já está em fase de testes e vem oferecendo resultados promissores até o momento. Apesar de serem perceptíveis alguns sinais da digitalização, em vários momentos é bastante convincente a emulação vocal (como pode ser visto no vídeo que ilustra esta notícia).

Para o funcionamento do aplicativo, seriam captadas entonações silábicas a partir de registros vocais dos cantores em questão. Todas elas são isoladas e depois o editor responsável pode digitar os textos que são cantados ou fazer as junções necessárias para montar as palavras necessárias para cada música. Até agora, somente canções já existentes foram “cantadas”, mas no futuro será possível criar novas obras.

Se os próximos testes oferecem melhores resultados, é possível que em pouco tempo seja possível ouvirmos as primeiras músicas criadas por fãs para homenagear artistas consagrados e já falecidos, como Amy Winehouse, Mamonas Assassinas, Tim Maia e Elvis Presley. Quem sabe assim não saem as faixas inéditas do Nirvana.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.