Como fazer gelo seco com extintor [Iberê]

Imagem de: Como fazer gelo seco com extintor [Iberê]

É possível fazer gelo seco em casa? A experiência realizada por Iberê mostra que é possível sim, desde que você tenha o extintor certo nas mãos. O processo é bastante simples, mas é importante ficar atento ao tipo de extintor utilizado na experiência e tomar cuidado para não machucar as suas mãos.

Materiais necessários

  • Extintor de incêndio de gás carbônico;
  • Luvas;
  • Pedaço de pano.

Como fazer

Primeiramente, é preciso vestir as luvas que você separou. Em seguida, cubra a ponta do jato do extintor com um pano e pressione o gatilho. Certifique-se de segurar bem o pano sobre a boca do jato para que não ocorra nenhum imprevisto.

Depois de pressionar o gatilho por alguns segundos, retire o pano e verifique os restos de material que sobraram no tecido. O que você está vendo é gelo seco, misturado com gás. Colocando-o em um copo com água, você terá o visual fumegante característico da substância.

.....

O extintor utilizado na experiência tem 6 kg de dióxido de carbono. Dentro dele, a substância está em estado líquido, porque quando está sob uma pressão muito forte, o gás carbônico consegue permanecer nessa forma. Fora do extintor, ele só existe nos estados sólido e gasoso.

Na hora em que o dióxido de carbono despressuriza, ele perde temperatura, parte dele é expelido como gás e o restante sai como gelo seco.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.