Intel apresenta smartphone e tablet com processadores x86

Imagem de: Intel apresenta smartphone e tablet com processadores x86

(Fonte da imagem: Technology Review)

A fabricante de processadores Intel fez uma demonstração de seu novo processador para a revista Technology Review, do MIT. Voltado para portáteis, o chip Medfield adota a arquitetura x86 e tem como objetivo convencer os fabricantes de aparelhos celulares e tablets a deixar de lado a velha estrutura ARM e passar a utilizar o modelo x86 para mobiles.

A Intel utilizou um smartphone rodando a versão Gigerbread do Android e um tablet com a Ice Cream Sandwich para as demonstrações. Segundo as publicações da revista, os aparelhos se mostraram poderosos e agradáveis de utilizar. Ainda segundo a Technology Review, é possível rodar vídeos com qualidade de Blu-ray nos portáteis, se assim você desejar.

Diferente dos processadores anteriores da Intel, o Medfield coloca todas as tarefas de processamento em um único chip. Batizado de SoC (System-on-Chip), essa forma de trabalhar ajuda na economia de bateria, algo que os processadores para mobile da Intel vinham negligenciando.

Segundo os testes feitos pela própria Intel, o Medfield é capaz de oferecer navegação acelerada, melhor desempenho gráfico e consumo de energia mais baixo do que os três melhores aparelhos comercializados atualmente.

Ainda não há uma data certa para o lançamento oficial dos novos processadores para portáteis da Intel. Especula-se que eles estejam no mercado na segunda quinzena de janeiro. A Intel apenas afirmou que o objetivo é lançar os chips ainda no primeiro de semestre de 2012.

Mas, a CES 2012 vem aí, e a presença desses novos processadores é quase certa na maior feira de eletrônicos, que acontece em Janeiro. Fique ligado no Tecmundo para saber todas as novidades que vão rolar no evento.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.