Relações entre genética e inteligência são quase nulas

Imagem de: Relações entre genética e inteligência são quase nulas

Um estudo publicado no início do mês pode deixar insatisfeitos aqueles que acreditavam que a genética hereditária iria se encarregar de deixar você inteligente, caso seus pais também o fossem. A pesquisa desenvolvida por vários cientistas de universidades ao redor do mundo mostra que boa parte das associações encontradas até agora entre a genética de um indivíduo e o seu QI são, provavelmente, falsos-positivos.

Para a experiência, os autores estudaram as associações entre genes e o quociente de inteligência encontrado por outros cientistas anteriormente, com a intenção de identificar 12 associações de um indivíduo específico em outras 10 mil pessoas. Surpreendentemente, nenhumas das ocorrências puderam ser confirmadas.

Segundo os pesquisadores, a descoberta mostra que quase todas as relações encontradas até agora entre a inteligência de uma pessoa e o seu DNA está muito mais ligada a mutações genéticas do que ao QI de sua família. Ainda assim, a maior parte das características físicas, como a massa corporal ou a cor da pele, são herdadas dos genes de seus pais.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.