5 coisas impressionantes sobre a fábrica transparente da Volkswagen

Imagem de: 5 coisas impressionantes sobre a fábrica transparente da Volkswagen

Quando pensamos em fábricas de automóveis, ainda nos lembramos daqueles clássicos modelos de produção em série, com várias pessoas sendo responsáveis por determinados locais da produção. Mas em 2001, a Volkswagen decidiu ir um pouco além e construiu uma fábrica inteiramente de vidro. Criada por designers especializados, a “Transparent Factory” (Fábrica Transparente) conquista pelos olhos. Nela, todos os dias são montados pouco mais de 40 carros que são enviados para vários países do mundo.

(Fonte da imagem: Divulgação/Volkswagen)

O nome do local é inspirado na sua arquitetura. Por ser toda de vidro, a fábrica permite que as pessoas vejam boa parte do que está acontecendo lá dentro. Vamos agora conhecer algumas curiosidades sobre as instalações transparentes da fábrica. Se quiser saber muito mais, confira este artigo publicado pelo Popular Mechanics, (em inglês)

1. 110 carros por vez

Essa é a média de veículos que fica na linha de produção durante todo o tempo, mas eles não estão o tempo todo sendo modificados. Em média, cada carro fica 12 minutos nas estações de trabalho, onde os trabalhadores colocam algumas peças e ajustam o encaixe delas.

2. Trilho de suspensão

Os Volkswagen Phaeton (principal modelo produzido na fábrica) são montados em dois níveis diferentes, por isso o processo de encaixe das peças demanda a utilização de um trilho suspensor. Com mecanismos elétricos, garras fazem o trabalho de manter os carros erguidos, permitindo mais mobilidade para os funcionários.

(Fonte da imagem: Reprodução/Popular Mechanics)

3. Piso de carvalho canadense

Isso não é algo muito tecnológico, mas faz parte dos fatos curiosos sobre o lugar. Os mais de 23 mil metros quadrados de piso da fábrica são de carvalho canadense. Segundo os responsáveis pela criação da Transparent Factory, isso torna a montadora muito mais parecida com um museu (além de combinar bastante com as paredes de vidro).

4. Portas e painéis

As portas dos carros já saem com todos os equipamentos que serão utilizados no futuro. Isso inclui dispositivos de segurança e até mesmo alto-falantes para sons automotivos. O mesmo se aplica aos painéis, que são fabricados em outras unidades, mas montados na Transparent Factory e já saem de lá prontos para os clientes.

(Fonte da imagem: Reprodução/Popular Mechanics)

5. Estações de trabalho

Para que os braços robóticos consigam montar todos os elementos que são necessários para a produção dos carros, é necessário que funcionários humanos controlem o processo por meio de computadores. Por isso, máquinas potentes estão dispostas pela fábrica. A principal função destas máquinas é comandar os encaixes finais dos automóveis.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.