5 tecnologias de telas que podem revolucionar o futuro

Imagem de: 5 tecnologias de telas que podem revolucionar o futuro

Quem se reunia na sala de casa para assistir ao jornal da noite em televisões de tubo não imaginava que a tecnologia permitiria que um dia chegaríamos aos padrões de hoje. Já temos telas planas e leves, sensíveis ao toque e portáteis, e quando paramos para pensar no que ainda pode ser criado, ficamos ainda mais espantados.

Você consegue imaginar como vai ser o futuro das telas? Sabe o que esperar desse segmento tecnológico? O site MaximumPC fez uma lista com várias tecnologias de displays que talvez sejam transformadas em realidade nos próximos anos. E o Tecmundo trouxe as mais legais para que você possa ficar por dentro do que pode ser tendência no futuro.

1. Microsoft Wedge

Um sistema que capta movimentos em três dimensões é a promessa do Wedge. Mais do que uma Surface comum, o projeto interpreta múltiplos toques em uma única tela, permitindo que vários dedos sejam utilizados para controlar o funcionamento dos aplicativos rodados nele.

A tecnologia conta ainda com reprodução de conteúdo em três dimensões. Criada em tela estereoscópica e contando com o sistema de rastreio de cabeças, permite que várias pessoas consigam enxergar o que está sendo reproduzido ao mesmo tempo, sem utilizar óculos especiais.

2. Perceptive Pixel

Telas touchscreen muito grandes geralmente apresentam problemas com relação à resposta aos comandos e também às resoluções oferecidas. Este modelo apresentado pela Perceptive Pixel possui 82 polegadas, mas não sofre com nenhum dos problemas relacionados acima.

Ela é controlada por uma placa de vídeo bastante poderosa: NVIDIA Quadro. A construção da tela garante boa resistência a pequenos impactos e oferece uma enorme gama de possibilidades. Com os devidos direcionamentos, elas podem ir muito além das previsões do tempo nos telejornais.

3. Window to the World

“Falta muito, pai?” Isso é algo que jamais será ouvido novamente, desde que o “Window to the World” seja colocado em prática. O conceito criado pela Toyota da Bélgica traz uma ideia muito interessante: as janelas do carro poderiam se tornar telas sensíveis ao toque para que todos pudessem se divertir em viagens.

E não seriam apenas interações com computadores, mas também com os ambientes. Por exemplo: se você estiver na rua e enxergar algo que está muito longe, pode utilizar a janela para dar um zoom nas imagens. Será que isso será real algum dia?

4. SkinPut

Existe algo mais portátil do que sua própria mão? Esta tecnologia (SkinPut) criada por estudantes da Universidade de Carnegie Mellon em parceria com desenvolvedores da Microsoft está querendo fazer com que as telas sejam aplicadas exatamente a esta parte do corpo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft Research)

Um projetor (com sensores) é preso ao braço e as imagens são enviadas até a mão. A pessoa pode então “clicar” com a outra, fazendo com que a pele vibre e o sensor reconheça a fonte dos comandos. Dessa forma, o corpo passa a ser uma superfície touchscreen.

5. OmniTouch

Quer transformar qualquer superfície em uma área sensível ao toque? Então espere pelo OmniTouch, um sistema que pode ser preso ao ombros para interpretar gestos e projetar imagens. Exatamente, ele faz com que qualquer objeto possa ser utilizado como tela, então as imagens são projetadas e os sensores capturam os comandos por câmera.

(Fonte da imagem: Reprodução/MaximumPC)

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.