Aeronaves não tripuladas podem ajudar jornalistas a coletar dados

Imagem de: Aeronaves não tripuladas podem ajudar jornalistas a coletar dados

(Fonte da imagem: Divulgação/Gatewing)

A Faculdade de Jornalismo e Comunicações de Massa da Universidade de Nebraska-Lincoln, nos EUA, abriu um novo laboratório e está iniciando um projeto para ensinar os seus alunos a utilizarem aeronaves não tripuladas dotadas de câmeras para reunir fotos, vídeos e dados que possam enriquecer as matérias jornalísticas.

No momento, os responsáveis pela iniciativa do “Drone Jornalism” (como está sendo chamada essa nova modalidade de coleta de informações) estão discutindo algumas preocupações éticas, legais e de privacidade em torno da coleção de vídeo e fotografias que seriam capturadas por tais dispositivos.

De acordo com o site The Verge, além de conhecimentos teóricos, os estudantes terão aulas práticas para aprender a controlar esse tipo de equipamento. No vídeo acima, você pode conferir um experiência realizada na Polônia durante um protesto, na qual foi acoplada uma câmera em um helicóptero de controle remoto.

A primeira aeronave não tripulada de pequeno porte (que deverá ser o modelo X100 da Gatewing) deve chegar à Faculdade de Jornalismo em breve.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.