Brasil propõe a construção de uma rede de fibra ótica sul-americana

Imagem de: Brasil propõe a construção de uma rede de fibra ótica sul-americana

Paulo Bernardo - Ministro das Comunicações

Em uma conferência de imprensa, o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou nessa terça-feira que Brasil, Argentina, Chile e outros países da América do Sul têm interesse em construir uma rede de fibra ótica que conecte todas as redes da região.

Cada país já possui sua própria infraestrutura de fibra ótica, mas elas poderiam ser conectadas com a construção de apenas mais 2 mil quilômetros, com um custo de 100 milhões de dólares. Dessa forma, os países passariam a ter muito menos gastos em comunicações.

Atualmente, grande parte das conexões entre os países passa pelos Estados Unidos. Na verdade, segundo uma pesquisa do Banco Inter-Americano de Desenvolvimento, 85% do tráfego de internet da América do Sul passa por Miami.

Ao unir suas redes, os países latinos poderiam expandir sua capacidade local, oferecendo altas velocidades a mais pessoas por um menor preço.

Há também o interesse brasileiro de desenvolver outras duas redes submersas, ligando o país aos Estados Unidos e à Europa, respectivamente. Tal ligação custaria em torno de US$ 300 milhões.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.