Minimotor elétrico [Iberê]

Imagem de: Minimotor elétrico [Iberê]

Sabe como fazer o seu próprio motor elétrico? Iberê Thenório volta à frente das câmeras para nos ensinar como criar um motorzinho muito simples. Ele não é capaz de mover um carro, mas é perfeito para que você entenda um pouco mais sobre correntes elétricas e campos magnéticos.

Materiais necessários

  • Parafuso ou prego de cabeça chata
  • Pilha
  • Ímã redondo
  • 10 cm de fio desencapado nas pontas
  • Pedaço de metal

Como fazer

Faça com que seu ímã seja ligado ao parafuso ou prego, deixando-o o mais centralizado possível. Do outro lado do ímã, você precisa colocar o pedaço de metal separado anteriormente (ele não é obrigatório, mas é o que fará o movimento ser percebido). Depois, “grude” o parafuso na parte inferior da pilha (para isso, nos aproveitamos do fato de ele estar magnetizado).

O fio vai entrar em ação nesse momento. Encoste uma das pontas desencapadas dele na parte superior da pilha (polo positivo). O outro lado do fio você deve encostar no ímã. Pronto, você acabou de criar um incrível minimotor elétrico.

.....

Tudo isso acontece porque o ímã gera uma força magnética, assim como o curto-circuito gerado pela pilha utilizada no sistema. Quando as duas forças entram em contato, o ímã é girado. Simples, não?

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.