Como usar a internet do seu celular no seu tablet com Android [vídeo]

Imagem de: Como usar a internet do seu celular no seu tablet com Android [vídeo]

A forma de transformar seu celular Android em um ponto de acesso Wi-Fi já é uma prática bastante comum. Conhecida como tethering, essa ação possibilita que você compartilhe a conexão 3G do seu aparelho com qualquer outro dispositivo que possua conexão Wi-Fi.

Mas com a enxurrada de tablets no mercado, essa prática começou a se tornar mais importante. Afinal, hoje temos sempre a opção de comprar um tablet com ou sem 3G, sendo que o primeiro é sempre mais caro. Mas a diferença de preço vale a pena?

As vantagens de usar seu celular para transmitir a internet em vez de um tablet com suporte nativo ao 3G são muitas. Assim é possível pagar apenas um plano de dados, compartilhar com mais de um tablet ao mesmo tempo e, como foi citado acima, pagar menos também na compra do gadget.

Criando um hotspot Wi-Fi

Aqui o processo é bastante simples, caso seu Android seja 2.2 ou acima. Basta ir em: Menu > Configurações > Redes sem fio e outras > Ancoragem USB e PA Movel > Defs. de Hotspot > Hotspot Wi-Fi portátil.

Mas se esse não for o caso, o processo é ligeiramente mais complicado.

  1. Você precisará fazer o Root do seu aparelho celular;
  2. Baixe o Wireless Tether do Android Market e instale-o no smartphone;
  3. Abra o aplicativo e clique no botão verde de Wi-Fi no centro do programa.

No tablet

Agora o seu hotspot já está criado. Para acessá-lo, é simples.

No seu tablet, vá em configurações de Wi-Fi e procure pelo nome da rede criada. (No nosso caso é AndroidTether).

Clique na rede desejada e depois em “Conectar”.

Pronto, seu tablet já está navegando pela rede 3G mesmo sem ter suporte nativo para isso.

Conectando pelo Bluetooth

Mas e o tethering via Bluetooth, você conhece? Sim, ele é possível. Esse processo nada mais é do que compartilhar sua conexão à internet com outro aparelho através de uma conexão Bluetooth. Desde que, claro, ambos os aparelhos tenham suporte a esta tecnologia.

Realizar isso é bastante simples e, abaixo, iremos fazer um tutorial de como conseguir que ele funcione. No exemplo, utilizamos um celular com Android 2.3 e um tablet com Android 3.1, mas o tethering por Bluetooth é possível a partir do Android 2.2.

Pareando os dispositivos

No seu celular, vá em Menu > Configurações > Redes sem fio e outras. Posteriormente em "Definições Bluetooth" e então ligue a transmissão no aparelho.

Depois disso, tenha a certeza que você deixou seu smartphone visível, selecionando a aba apropriada nas configurações do Bluetooth.

Agora, no tablet, efetue o mesmo procedimento. Mas antes, é importante ativar o modo de voo, que desativa todas as conexões de dados do aparelho, para evitar que haja qualquer conflito de rede. Para isso, vá a Configurações > Redes sem fio e outras > Modo Avião.

Agora ative o Bluetooth usando o mesmo passo a passo usado no celular. Novamente, certifique-se de que a opção “Visível” foi selecionada.

Assim que os dois estejam visíveis, retorne ao Wireless Tether e ative a transmissão clicando no meio da tela. Não esqueça de mudar as opções do programa para transmissão pelo Bluetooth.

No seu tablet, clique no nome do celular, quando ele for localizado e selecione “Parear”. Cada dispositivo então deverá mostrar “Pareado mas não conectado”.

Ainda no tablet, ao lado direito do nome do celular, aparecerá um ícone de parece uma chave de rosca. Clique nela e você deverá ver a opção de Tethering. Selecione-a e pronto. Você já está conectado.

Para ter certeza de que isso ocorreu, você verá dois ícones de Bluetooth na barra de notificações, um indicando que você está conectado e outro que você está com a opção de Theter ativa.

Claro que um tablet com conexão 3G torna o processo todo muito mais fácil, além de não oferecer problemas como o consumo excessivo de bateria (prepare-se para ver seu celular durar apenas poucas horas ligado com essa função). Mas para quem prefere economizar, essa é uma boa maneira de suprir a falta do 3G.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.