Lâmpada de LED é acesa por meio da captura de sons [vídeo]

Imagem de: Lâmpada de LED é acesa por meio da captura de sons [vídeo]

Pesquisadores do Laboratório Hirose Tanikawa, da Universidade de Tóquio, no Japão, desenvolveram uma tecnologia que acende uma lâmpada de LED por meio da captura de sons.

De acordo com o site DigInfo TV, o sistema demonstrado utiliza um alto-falante paramétrico para gerar um feixe estreito de som usando um mecanismo de ultrassom. Esse ruído emitido é convertido em energia elétrica, a qual é utilizada para acender LEDs. Segundo Kentaro Kimura, um dos participantes do estudo, todo o circuito do dispositivo opera sem a presença de qualquer bateria.

A potência de saída do equipamento é de 10 mW a 50 centímetros de distância e 1 mW a 5 metros de distância – o suficiente para energizar uma lâmpada de LED. Como as ondas sonoras podem ser facilmente refletidas, a transmissão de energia pode ser interrompida, reencaminhada ou ampliada.

Como é possível observar no vídeo acima, as lâmpadas de LED dispostas no fundo do stand são acessas de acordo com o direcionamento das ondas sonoras emitidas pelo equipamento com os alto-falantes. A expectativa é que essa tecnologia possa ser instalada em qualquer ambiente, servindo como uma fonte alternativa de energia para iluminar esses locais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.