Via de regra, uma série é cancelada por baixa audiência na televisão norte-americana. Mas as variações dessa regra são inúmeras, muitas vezes é considerado a audiência do público jovem (o maior alvo das emissoras de seriados), o apoio dos fãs e, às vezes, certas decisões são tomadas sem que ninguém entenda o por quê.

Reunimos algumas informações sobre o motivo especulado pela mídia sobre os mais recentes cancelamentos. Escolhemos as séries mais relevantes para o nosso púbico, tendo em mente também os comentários feitos pelos usuários do Minha Série sobre o assunto. Para a lista completa das séries que foram canceladas e renovadas, confira esse link.


According to Jim
Já era esperado o cancelamento desta comédia, visto que ela permaneceu por tantos anos no ar sem grande audiência. Na verdade, a surpresa foi pela série não ter sido cancelada antes.

Dirty Sexy Money (a pedido de MIMA)
A série sobre a família Darling foi cancelada pela baixa audiência e quatro episódios finais ainda não foram exibidos na televisão americana. Por sorte, eles chegaram mais cedo no Brasil e passaram no AXN durante o mês de abril. Nos EUA, os quatro episódios restantes só passarão na ABC entre os dias 18 de julho e 8 de agosto.


A família Darling diz seu adeus aos fãs.


Eleventh Hour
Apesar de trazer o nome de Jerry Bruckheimer (o produtor das franquias de CSIe Piratas no Caribe), especula-se que o Dr. Hood não tenha conseguido vencer a sua concorrente, Fringe, que também trata de casos que ultrapassam os limites da ciência e que foi lançada no mesmo ano.

Eli Stone
A série também foi cancelada pela baixa audiência e sofreu com esse corte brusco, pois está com episódios inéditos que ainda não foram exibidos nos EUA. Mas Brasil saiu na frente: os quatro episódios restantes já estão passando na Sony desde o dia 14 de maio. Já, nos EUA, os episódios inéditos só serão exibidos a partir do dia 20 de junho.

Everybody Hates Chris
Antes do cancelamento oficial, já havia rumores de que a série chegaria ao fim na sua 4ª temporada, até pela limitação da história. A série é baseada na vida de Chris Rock, que deixou os estudos, depois de reprovar no ensino médio, e mudou-se para Nova York para dedicar-se à carreira de comediante. Assim, a série chegou ao seu fim natural.


Queridinha no Brasil, por conta da TV aberta,
a série já não estava com a bola toda nos EUA.


Mas, por outro lado, há o fato de que a série passava na CW, uma emissora americana que está cada vez mais deixando de investir em comédias — o que, certamente, não fez bem para Everybody Hates Chris e The Game, outra comédia que também foi cancelada. Além disso, a audiência de Chrisjá estava em baixa nos EUA.

Knight Rider
A crítica concordou, quase unanimemente, que Knight Rider não era uma boa série, pois já quando foi lançada nos EUA, ganhou péssimas reviews por toda a parte. Junte a isso uma baixa audiência e temos a receita para um cancelamento.

Kyle XY
Com uma audiência que despencou durante a 3ª temporada, tudo leva a crer que a decisão de cancelamento foi tomada sem grande antecedência, deixar pouco tempo para que a produção da série preparasse um final adequado. A série partiu sem um fim satisfatório, o que tem deixado muitos fãs indignados. E, infelizmente, não há sinais de que a série voltará com episódios especiais ou com qualquer explicação melhor para todos os mistérios.

Life
Apesar de ter cultivado fãs fervorosos (inclusive no Brasil), Lifenão atingiu os níveis de audiência esperados para que ganhasse uma 3ª temporada.

Privileged
Apesar de ter sido bem recebida pelo público e pela crítica, a série foi cancelada por sua baixa audiência.


Nem o toque de Ned foi capaz de ressuscitar a série.


Pushing Daisies
Baixa audiência e alto custo são uma combinação explosiva e mesmo uma boa série termina tendo que ser cancelada se está sob essas condições. E esse foi o caso de Pushing Daisies. Os episódios finais das aventuras de Ned começaram a ser exibidos na televisão americana a partir do último dia 30 de maio. No Brasil, a Warner ainda não divulgou a data de estreia da 2ª temporada.

Samantha Who?(a pedido deigu_)
A série começou em alta nos EUA, mas a audiência caiu bastante na segunda temporada. Então a emissora norte-americana tentou continuar com as aventuras da desmemoriada Sam cortando os gastos. Por fim, não houve acordo nessa redução de custos e a série terminou sendo cancelada.

Mas há uma luz no fim do túnel: a protagonista, Christina Applegate, ainda está tentando mobilizar os fãs para reverter a situação e já conseguiu mais de 29 mil assinaturas. Clique aqui para assinar a petição.

Como diversas outras baixas desta temporada, Samantha Who? ainda tem sete episódios inéditos que só serão exibidos na televisão americana a partir do dia 25 de junho. No Brasil, a Sony está passando reprises intermináveis da série, porque os episódios inéditos não foram liberados. Ou seja, ainda teremos que ter um pouco mais de paciência para ver o fim de Sam.

Terminator: The Sarah Connor Chronicles
Também apesar de valorizada por seus fãs, Terminatorviu seu fim por causa da baixa audiência. Surpreendentemente, o seu par de sexta-feira no canal Fox americano, Dollhouse (inédito no Brasil), foi renovado. Mas ambos tinham baixa audiência e estavam quase certos de serem cancelados.


Quem você escolheria, Malone ou Lily?


Without a Trace
A emissora norte-americana precisou escolher entre essa série e Cold Case. Para alegria de uns e tristeza de outros, Jack Malone e sua equipe é que terminaram dizendo adeus aos fãs. Já Lily Rush continuou no ar para, pelo menos, mais um ano de investigações.

***
E, então, muito indignado com algum desses cancelamentos? Gostaria de saber a razão de cancelamento de alguma outra série? Deixe seu comentário que adicionaremos novas séries à lista.

Confira aqui a lista completa das séries que foram canceladas e renovadas.