Como Usar WinAVI Video Converter

Imagem de: Como Usar WinAVI Video Converter

Apesar do nome não sugerir exatamente isso, o WinAVI Video Converter tem compatibilidade com uma porção de formatos diferentes — e não só AVI. Com ele você pode converter qualquer arquivo de vídeo para WMV, AVI (DivX) e DVD (MPEG). E se você quiser, depois é possível gravar os seus vídeos e filmes através do programa.

Com tantas utilidades diferentes, o programa definitivamente merece um guia de uso. Confira as ferramentas e as possibilidades do WinAVI Video Converter logo abaixo.

Utilizando o programa — Convertendo os vídeos

Quando você abrir o programa, verá que a sua interface inicial é dividida em vários botões. Cada um deles converte para um formato diferente. Clicando no primeiro botão, você pode converter o seu vídeo para WMV, no segundo para AVI e depois para DVD. O quarto botão converte para RM, mas não é possível sem baixar um arquivo no site do programa.

Escolha o formato desejado de conversão em um dos botões.

Ao escolher alguma das opções (usaremos aqui a WMV como exemplo) o programa logo pedirá para que você encontre o arquivo que deve ser convertido. Ele suporta qualquer formato. Depois, defina qual a pasta de saída (Output Directory).

Configurações avançadas

Clicando em Advanced, você encontra várias outras opções para personalizar como será a sua codificação. É possível definir qual codec será utilizado (em Encoder) e até qual versão dele. Há também uma opção para o tamanho da imagem final, o Frame Rate (taxa de quadros por segundo) e vários outros ajustes. Assim você já faz tudo diretamente no programa, sem usar um software de edição.

Configurações avançadas permitem uma maior personalização do seu vídeo.

Outras configurações avançadas permitem que você até mesmo corte uma parte do vídeo (não um trecho, parte da imagem mesmo). Assim você pode cortar alguma tarja que ficou com problemas no vídeo final.

Salvando o vídeo

Quando você terminar de configurar, o vídeo já estará pronto para ser salvo. Clique em Ok e o programa avisará você (caso esteja com a versão Trial) de que ao salvar o vídeo ele ficará com uma marca d´água bem no meio. Confirme e a conversão começará.

Aguarde até que o processo de conversão termine.

Além da barra de progresso encher, é possível ver quanto tempo resta até a conversão terminar e quais as pastas de origem e destino do vídeo. Algumas opções podem ser marcadas durante a tela, como pré-visualizar o filme (Preview movie), desligar quando acabar a conversão (Shut down the computer after all work has been done) e bloquear todas as mensagens (block all message boxes while converting).

Convertendo em lote (batch)

O penúltimo botão na interface principal do programa permite que você converta vários arquivos de uma vez só (processo em lote). Assim, você só precisa escolher quais arquivos, quais formatos e deixar o seu computador fazer o trabalho enquanto você descansa.

Converta vários arquivos de uma vez só.

Ao abrir a função Batch do programa, clique em Add Files. Assim, basta adicionar todos os arquivos que você quer converter. Eles vão começar a aparecer na lista. Quando você adicionar todos, basta clicar no botão Play (Convert) para que os arquivos sejam convertidos. Da mesma forma que na conversão normal, você pode bloquear todas as mensagens, pré-visualizar o vídeo e desligar o computador.

Gravando um disco com os seus vídeos

A última opção do programa é para gravar um disco (Burn Disc). Ao entrar nela, basta adicionar os vídeos que você quer gravar em Add Files. Escolha qual o drive gravador (Device), a velocidade (Speed) e clique em Burn. Assim, o seu DVD (ou CD) vai começar a gravar com os seus vídeos.

Quando converter, já pode gravar seu disco.

E aqui termina o nosso guia. É realmente muito simples e fácil de utilizar o WinAVI, você não acha?

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.