O que esperar da próxima geração de placas de vídeo da AMD

Imagem de: O que esperar da próxima geração de placas de vídeo da AMD

Pouco tempo depois do lançamento da série de placas gráficas AMD Radeon HD 6000, diversos boatos invadiram a internet sugerindo as possíveis melhorias que apareceriam na nova geração de GPUs da fabricante. Depois de tantas informações, mudanças na data de lançamento e detalhes incertos, parece que a produção das novas placas foi iniciada.

Nós do Tecmundo procuramos sempre deixar você a par do que está acontecendo. Entretanto, com tantos rumores fica difícil filtrar o que realmente é verdade e o que está longe de se concretizar. Dessa maneira, elaboramos este texto para reunir as informações plausíveis e para mostrar a você o que essas placas prometem.

Arquitetura, energia e especificações

As novidades mais impactantes sobre a nova série de GPUs AMD dizem respeito à tecnologia de construção e a algumas pequenas mudanças na arquitetura. Ao que tudo indica, as placas Radeon HD 7000 serão fabricadas com tecnologia de 28 nm.

Primeira demonstração da AMD Radeon HD 7000 (Fonte da imagem: Divulgação/AMD)

Se levarmos em conta que essa mudança no processo de fabricação apenas altera o tamanho dos componentes internos, podemos pensar que não haverá um grande aumento de desempenho. Todavia, se considerarmos que essa diminuição das peças pode resultar em uma quantidade maior de transistores, em uma arquitetura mais organizada e na diminuição do consumo de energia, conseguimos ver alguns benefícios que essa alteração pode trazer.

Aliás, um dos grandes diferenciais da nova série deve ser a redução no consumo de energia. Não necessariamente por conta da mudança no processo de fabricação, mas talvez porque a AMD esteja planejando alterar configurações na arquitetura para que a energia seja utilizada da melhor forma possível. Isso traria ainda mais uma vantagem: temperaturas mais baixas.

Protótipo da AMD Radeon HD 7000 (Fonte da imagem: Divulgação/AMD)

A série Radeon HD 7000 será composta por diversos modelos. Em um primeiro momento, no entanto, a fabricante deve lançar apenas algumas GPUs. Independente da ordem de liberação dos novos dispositivos, devemos ressaltar que a AMD possivelmente trará ao mercado placas mais potentes do que as da série Radeon HD 6000.

Isso quer dizer que os novos modelos contarão com frequências mais altas, maior quantidade de memória, largura de banda ampliada, largura do barramento da memória estendida, número elevado de stream processors (processadores para trabalhar com computação paralela) e diversas outras configurações aprimoradas.

AMD Radeon HD 6990 AMD Radeon HD 7990
Poder de computação (TFLOPs)5.1/1.2712.16/3.04
Processo de fabricação
40 nm28 nm
Stream processors30726400
Largura do barramento da memória256 bits
384 bits
Largura de banda320 GB/s
576 GB/s
Tipo de memóriaGDDR5XDR2
Quantidade de memória4 GB6 GB
TDP em carga máxima375/450300
TDP em stand-by3730

Apesar de haver melhorias significativas para todas as placas, a AMD pretende dar ênfase aos modelos top de linha. As informações que vêm sendo assumidas como verdadeiras indicam que as placas Radeon HD 7970 e 7990 virão equipadas com memórias do tipo XDR2.

DirectX 12? Open GL 4.2?

Quando o assunto é placa de vídeo, muitas pessoas se questionam quanto ao suporte para as mais recentes tecnologias, afinal, com tais informações é possível saber se uma GPU poderá trabalhar com os games mais modernos. E aí é que algumas dúvidas cruciais vêm à tona. Afinal, a nova série de placas gráficas será compatível com uma nova versão do DirectX? Qual versão do OpenGL será suportada?

Analisando a evolução da tecnologia da Microsoft, podemos supor que a nova série de placas da AMD não trará suporte para o DirectX 12. Afirmamos isso porque a desenvolvedora do Windows não cogitou o lançamento, ou sequer a possibilidade, de uma atualização para a API. Além disso, devemos ter em mente que o potencial do DirectX 11 foi muito mal-explorado, visto que poucos jogos aproveitam os diversos recursos desse software.

(Fonte da imagem: Divulgação/OpenGL.org)

E, por último, vale considerar que a Microsoft pode estar planejando liberar a futura versão da tecnologia em uma data próxima à do lançamento do novo Xbox que, segundo diversos boatos, só deve chegar ao mercado em meados de 2013 ou 2014. Esse console que já trará suporte para o Windows 9 e, consequentemente, para a nova versão do DirectX.

Quanto ao OpenGL, as notícias são animadoras. Apesar de não ser a API preferida para jogos no Windows, o OpenGL vem se mostrando muito evoluído e deve ganhar a atualização para a versão 4.2 antes do lançamento das placas Radeon HD 7000. Ainda que não haja notícia oficial confirmando a data de liberação do software, a possibilidade de as GPUs dessa série serem compatíveis com o novo OpenGL é grande.

Uma projeção do desempenho que vem por aí

A cada nova série de placas, diversos sites realizam testes específicos para averiguar o desempenho das tantas GPUs lançadas pela NVIDIA e AMD. O aumento de velocidade é notável, principalmente nos modelos top de linha. As placas Radeon HD 7000 ainda não estão prontas, consequentemente, não há testes que revelem o potencial da nova série.

Assim, elaboramos um gráfico comparativo para você visualizar o aumento de desempenho entre as GPUs lançadas até agora. Contudo, nossa imagem não se limita apenas a divulgar informações já conhecidas, mas também a mostrar uma possível projeção das pontuações que as novas placas AMD devem alcançar.

(Fonte dos dados: Guru of 3D)

Para obter os números da série Radeon HD 7000, efetuamos cálculos para relacionar o aumento de desempenho que existe entre as placas já lançadas. Nosso procedimento foi relativamente simples; veja um exemplo: dividimos os valores da Radeon HD 6970 pelos da Radeon HD 5790 e depois multiplicamos o resultado pelo resultado da placa mais forte, obtendo um número superior ao da atual geração.

Apesar de não ser confirmado pela AMD, um rumor revela que a Radeon HD 7970 (que contará com um núcleo) terá desempenho similar ao da Radeon HD 6990 (placa que traz dois núcleos). Baseados nesse boato, comparamos os números da Radeon HD 7970, obtidos em nossos cálculos, com os valores da Radeon HD 6990.

(Fonte da imagem: Divulgação/AMD)

Verificamos que eles são aproximados, mas não podemos garantir que a nova GPU da AMD vai fornecer tais resultados, visto que outros fatores – como a memória XDR2 – podem fazer os valores serem totalmente diferentes do que informamos no gráfico.

Notebooks e chipsets mais potentes

Como divulgado ontem, a AMD já está trabalhando nos novos chipsets 1090FX e 1070. Esses novos componentes devem aparecer em algumas placas-mãe já no ano que vem, sendo que, possivelmente, trarão melhorias para trabalhar com as placas da série Radeon HD 7000.

Usuários que preferem usar notebooks também podem comemorar, pois assim como já existem modelos com chips gráficos da série Radeon HD 6000, é provável que a AMD lance GPUs Radeon HD 7000 Mobility para os futuros laptops. Não há quaisquer informações sobre o lançamento desses produtos, todavia, a fabricante deve lançar processadores gráficos de alto desempenho para os computadores portáteis, assim como já fez com as séries anteriores.

Tudo incerto, mas muito provável

Dito tudo isso, temos a certeza de que a nova série virá para acirrar ainda mais a briga no ramo das GPUs. Como citado, poucas informações são oficiais, de modo que nossas considerações podem ou não se concretizar. Enfim, vale esperar por notícias da própria AMD e por vídeos que demonstrem o potencial das novas placas.

Ainda que a AMD não tenha divulgado uma data de lançamento, as notícias mais recentes devem estar corretas, de modo que, provavelmente, teremos acesso à nova série de GPUs no primeiro semestre de 2012. Você está ansioso? Acredita que nossas previsões estejam corretas? Dê sua opinião.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.