Projeto vencedor da James Dyson Award transforma ar em água

Imagem de: Projeto vencedor da James Dyson Award transforma ar em água

(Fonte da imagem: James Dyson Award)

A James Dyson Award é uma competição que possui o objetivo de incitar a criatividade e encorajar as próximas gerações de designers e engenheiros. A disputa é promovida pela James Dyson Foundation em 18 países – entre eles estão França, Canadá, Espanha, Itália, Japão, Alemanha e Austrália.

Em agosto, o Tecmundo publicou um artigo apresentando dez projetos malucos que participavam do evento. Entre as invenções que escolhemos, estava a vencedora da edição da competição deste ano.

O Airdrop Irrigation é um dispositivo para enfrentar períodos de estiagem. Ele possui um sistema que utiliza uma pequena turbina, que pode ser movimentada pela força do vento ou por uma bateria solar, de forma a coletar e enviar o ar do ambiente para o seu interior.

Enquanto essa massa de ar segue para debaixo da terra, ela vai perdendo o calor que adquiriu com a incidência dos raios solares no lado de fora. A redução drástica da temperatura inicia um processo de condensação, gerando gotículas de água – as quais são armazenadas em um compartimento no fundo do equipamento.

Ampliar (Fonte da imagem: James Dyson Award)

De acordo com o seu criador, Edward Linacre, o Airdrop Irrigation é capaz de gerar 11,5 mililitros de água a cada metro cúbico de ar que entra em seu interior. Por meio de canos permeáveis, a água acumulada é bombeada para as raízes das plantas.

Linacre, pesquisador da Swinburne University of Technology, localizada em Melbourne, na Austrália, levou para casa o prêmio de 10 mil libras – equivalente a 28 mil reais – e o seu departamento de pesquisa ganhou a mesma quantia. Para mais detalhes do projeto, clique aqui.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.