HP decide manter unidade de pcs; futuro do WebOS ainda é incerto

Imagem de: HP decide manter unidade de pcs; futuro do WebOS ainda é incerto

Reuters. Por Poornima Gupta - A Hewlett-Packard abandonou o plano de separar sua divisão de computadores pessoais, um mês depois da queda do presidente-executivo Leo Apotheker, cuja ideia teria custado bilhões de dólares em despesas e negócios perdidos.

A nova presidente-executiva da empresa, Meg Whitman, que substituiu Apotheker, havia prometido decidir rapidamente sobre a questão, que estava começando a alienar parceiros, investidores e compradores de computadores HP.

Mas Whitman ainda tem uma questão por resolver: o futuro do software WebOS. Apotheker colocou em risco o futuro da divisão WebOS depois de cancelar o tablet TouchPad, que usa o software em questão, devido às vendas fracas.

A HP continua a avaliar o futuro do software, o que inclui a possibilidade de desenvolver um novo tablet acionado por ele, disse Whitman em entrevista. "A questão que temos na mesa agora é o que fazer com o software WebOS, e se voltaremos ao mercado com aparelhos WebOS", disse ela. "Obviamente não seria o mesmo aparelho, mas uma versão 2.0".

Whitman, candidata derrotada ao governo da Califórnia, disse que decidiu manter a divisão de computadores porque "os números em favor disso pareciam cada vez mais convincentes". Promover a cisão da unidade teria custado 1,5 bilhão de dólares em despesas extraordinárias à companhia, e mais 1 bilhão de dólares em custos anuais, informou a HP.

A retenção da divisão de computadores representa nova reviravolta de estratégia de uma companhia que havia anunciado poucas semanas atrás que a escolha mais provável seria a venda da unidade.

"Essa é a decisão mais pragmática e permitirá que continuem a aproveitar plenamente os benefícios de uma cadeia de suprimentos plenamente integrada", disse Mark Fabi, analista do Gartner, acrescentando que a escolha também demonstrava o poder de decisão de Whitman como presidente-executiva.

"E isso era algo que estava claramente em falta na companhia ao longo dos últimos 12 meses", acrescentou.

A maior companhia mundial de tecnologia em faturamento chocou os investidores ao anunciar em agosto que estava avaliando escolhas estratégicas para a divisão que inclui a fabricação de computadores, e que suspenderia a produção de seu novo tablet, como parte de uma virada estratégica que a afastaria dos produtos para o consumidor.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.