Como colocar tudo que o iPhone tem de bom no seu Android

Imagem de: Como colocar tudo que o iPhone tem de bom no seu Android

O iPhone foi um dos aparelhos celulares mais bem-sucedidos na história, principalmente devido ao seu design único e à imensa gama de aplicações que ele possui. A nova versão, que vem com o iOS 5, traz ainda mais inovações, como o controle de voz “Siri”, um aplicativo de cartões para enviar lembranças por email e o “Find my Friends” para saber onde seus amigos estão.

Mas os usuários do Android não precisam se sentir desapontados. Existe uma enorme quantidade de programas que reproduzem tais funcionalidades e fazem até mais.

Claro que o objetivo aqui não é o de colocar o iOS 5 no seu Android, afinal, se você quisesse o iOS 5, teria comprado um iPhone, certo? O objetivo é mostrar aos usuários como incorporar as novas funcionalidades do iPhone e, quem sabe, conseguir o melhor dos dois mundos.

Função: iMessage / Solução no Android: Whatsapp ou GTalk

O iMessage é uma aplicação incorporada ao iPhone que possibilita o envio de mensagens sem ter que pagá-las. Como o custo em média hoje no Brasil é de algo em torno de R$0,39 por mensagem, o aplicativo se mostra imprescindível para quem gosta de se comunicar por texto.

No Android, o aplicativo mais famoso e que reproduz tal função é o Whatsapp Messenger. Com ele, o usuário usa de uma conexão com a internet para enviar as mensagens, tornando a conversa gratuita.

O aplicativo ainda avisa quando a sua mensagem foi lida (em tempo real) e suporta conversas em grupo.

Outra opção é o Google Talk. Como todo celular Android conta com os aplicativos da Google instalados de forma nativa, os proprietários desse aparelho possuem o Google Talk por padrão, o que aumenta a popularização do aplicativo. O GTalk, além de funcionar como um aplicativo para troca de mensagens, ainda possibilita conversa por vídeo.

Clique aqui para baixar o Whatsapp Messenger.

Função: Newsstand / Solução no Android: Kindle App ou Zinio

No iOS 5, o Newsstand é supostamente responsável por organizar suas assinaturas de revistas e jornais online. Contudo, no Android, o Zinio já existe há muito mais tempo e incorpora centenas de títulos internacionais em um mesmo local. Além disso, ele ainda oferece alguns periódicos gratuitamente.

Outra opção seria o Kindle App, que traz o nome do famoso leitor de e-books da Amazon. Com as últimas atualizações, o aplicativo agora suporta a assinatura de revistas no aplicativo, mas o acervo ainda é pequeno.

Clique aqui para baixar o Kindle App.

Clique aqui para baixar o Zinio.

Função: Find My Friends / Solução no Android: Google Latitude

Qualquer pessoa que já teve que procurar por um amigo em um local movimentado estará familiar com frases vagas, como “ao lado da banca” ou “perto do cara com chapéu engraçado”. O aplicativo Find My Friends, da Apple, elimina tal necessidade, possibilitando que o usuário compartilhe sua localização com amigos.

Mas o Google Latitude é uma ferramenta antiga que já implementa essa função. Após logar na sua conta do Google, o programa permite que o dono do celular compartilhe com outras pessoas sua localização exata. O Latitude está incluso no Google Maps.

Função: Reminders / Solução no Android: ReQall ou Astrid

O Reminders é um aplicativo que ajuda o usuário a lembrar das suas tarefas, suportando a identificação de localização. Dessa forma, o aplicativo é capaz de avisar o usuário quando certas atividades devem ser executadas ao chegar ou sair de determinados lugares.

O Android tem uma vasta lista de aplicativos que fazem tarefas parecidas. Contudo, os dois que oferecem funções mais próximas às do Reminders são o ReQall e o Astrid. Com ambos você pode configurar uma quantidade ilimitada de locais e lembretes para serem ativos de acordo com seu posicionamento pelo GPS.

Clique aqui para baixar o ReQall.

Clique aqui para baixar o Astrid.

Função: iCloud / Solução no Android: Dropbox

Grande parte do que é oferecido pelo iCloud já é tratado de forma nativa pelo sistema Android. Os contatos e configurações do aparelho são sincronizados com sua conta do Google.

Contudo, não há nada nativo no que diz respeito a arquivos e fotos. É nesse ponto que entra o Dropbox. Com ele, todos seus arquivos podem ser guardados na nuvem e só ocuparão espaço em disco no aparelho quando forem baixados para ele.

O aplicativo ainda é incorporado à função de compartilhamento de quase todos os aplicativos Android, facilitando o envio de fotos e mídias para ele.

Clique aqui para baixar o Dropbox.

Função: Wireless Sync e iTunes / Solução no Android: AirSync

O iTunes é um dos aplicativos mais famosos da Apple. Ele possibilita que os usuários sincronizem suas músicas e mídias através de diversos aparelhos. E com a adição do Wireless Sync, todo esse compartilhamento pode ser feito através de uma rede Wi-Fi. É uma ótima maneira de manter backups de fotos, músicas e vídeos de aparelhos com iOS a salvo.

No Android, ao efetuar a compra ou o download de qualquer aplicativo através do Market, o mesmo guarda um registro desse ato junto a sua conta. Dessa forma, caso você formate o celular ou troque de aparelho, todos os aplicativos previamente instalados são automaticamente colocados no dispositivo novamente pelo Market.

Contudo essa função não dá suporte a fotos, filmes, músicas e outros arquivos pessoais. Claro que é sempre possível efetuar backups de tudo que há no aparelho, mas esse não é o propósito aqui. Queremos algo que possa sincronizar arquivos enquanto estamos usando o aparelho e para isso serve o AirSync.

Esse utilitário trabalha junto com o Double Twist para sincronizar aplicativos, músicas, vídeos, fotos e arquivos pelo Wi-Fi entre o computador e o aparelho celular. O AirSync ainda suporta o envio de vídeos por stream através da rede sem fio. Infelizmente não há versão gratuita do aplicativo.

Clique aqui para baixar o AirSync.

Função: Siri / Solução no Android: Vlingo ou Iris

O Siri é possivelmente uma das mais interessantes inovações do iOS 5. O aplicativo une as tecnologias de speech-to-speech e speech-to-text (fala para fala e fala para texto) para se tornar uma plataforma interativa de gerenciamento de ações no iPhone.

Entre as opções disponíveis para o Android, a mais famosa e mais completa ainda é o Vlingo. Ele é completo com ativação por voz, uma vasta lista de comandos, leitura de mensagens e um modo hands-free para ser usado no carro.

O aplicativo é capaz de efetuar o update do seu status nas redes sociais, encontrar o restaurante mais próximo, comprar ingressos para shows, reservar hotéis e até mesmo oferecer navegação por GPS. Tudo isso sem que o usuário precise tocar no celular.

Outra opção lançada após o anúncio do Siri foi o Iris (Siri ao contrário). Ele ainda está em sua versão Beta, mas apresenta uma interface e funções muito parecidas com as do Siri. O Iris é um aplicativo voltado para resolver as dúvidas mais aleatórias do usuário, acessando um banco de dados enorme de conhecimento para encontrar as respostas.

Infelizmente ambos os aplicativos ainda só suportam o idioma inglês.

Clique aqui para baixar o Vlingo.

Clique aqui para baixar o Iris.

...

E a interface?

A partir desse ponto, o seu celular Android já deve ser capaz de oferecer quase todas as funcionalidades disponíveis no novo iOS 5. Mas além das funções e aplicativos, o grande charme do iPhone fica por conta do seu design e interface.

Existem diversas opções no mundo Android para quem quiser reproduzir a interface do iPhone no aparelho da Google. Algumas maneiras mais simples e outras mais complicadas, porém todas eficazes.

O jeito mais simples é aplicando um tema a algum dos diversos “launchers” disponíveis no Market. Para isso, você vai precisar de um dos três aplicativos abaixo:

Go Launcher Ex;

Launcher Pro;

ADW Launcher.

E então basta instalar um dos temas:

iPhone Go Launcher EX Theme [Android 2.0+];

iPhone VO Theme Lite [Android 2.1+];

iPhone 3.0 Go Launcher Theme [Android 2.0+].

Todos eles possuem papéis de parede, ícones e docks que remetem ao modelo da Apple. Assim o usuário tem a liberdade de escolher o item que mais se adequar ao esperado.

Contudo, se o objetivo é efetivamente transformar o Android em um iPhone, então o ideal é o usuário utilizar o Espier Launcher. Com ele, você pode destravar a tela, deletar aplicativos, alterar a ordem dos ícones e fazer outras tarefas exatamente da mesma maneira que é feita no iPhone.

Contudo, algumas vantagens do Android em relação ao iPhone também serão perdidas, como a possibilidade de adicionar widgets à tela inicial.

Clique aqui para baixar o Espier Launcher.

...

Considerações Finais

Como foi dito no inicio desse artigo, o objetivo aqui não é o de ensinar o usuário a ter o iOS 5 no Android. Logicamente existem ainda inúmeras pequenas funcionalidades do iPhone que não podem ser migradas para o Android (e vice-versa). Fãs de Android dirão “Eu não comprei um Android para usar o iOS” e fãs da Apple dirão “Se você quer o iOS, compre um iPhone”, mas, convenhamos, nunca é assim tão simples.

Da forma que um sistema evolui, o outro sempre vai evoluir também para tentar oferecer as mesmas funções que seu rival, ou até opções melhores. Dessa forma todos os nossos telefones estarão em constante evolução. Para as pessoas que acompanharam o lançamento do novo iOS 5 e se perguntaram se havia algum jeito de ter aquelas funções no seu Android, basta seguir este guia.

Se existirem ainda outras funções e aplicativos que você ache que não estão nesse texto, cite-os nos comentários.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.