Larry Ellison possui um veleiro mais rápido do que o vento

Imagem de: Larry Ellison possui um veleiro mais rápido do que o vento

O veleiro de Larry Ellison (Fonte da imagem: New York Times)

O fundador da Oracle, Lawrence J. Ellison, juntamente a sua equipe, conseguiu que o seu veleiro fosse capaz de velejar 2,5 vezes mais rápido do que o vento. Ao menos na última America’s Cup (ou Copa da América em uma tradução livre), que é uma corrida na qual os participantes costumam apresentar modelos personalizados e com uma performance mais alta do que o normal.

Detalhes do modelo

O veleiro de Larry Ellison, o USA-17, possui 27 metros quadrados de comprimento (horizontal), e dispersa uma quantidade de 17 toneladas de água em movimentação. Ele foi desenvolvido utilizando fibras de carbono. Dessa maneira, ele era capaz de ser mais leve e rápido do que o esperado para um modelo com o seu tamanho.

O casco foi construído de lâminas ultrafinas de carbono, o que também favorece a leveza do veleiro. Porém, o sistema para a montagem da estrutura permite que ela seja muito resistente. Quando navegando à favor do vento (registrado como entre 6 e 19 km/h), o USA-17 conseguiu obter aproximadamente 30 km/h.

O USA-17 possui aproximadamente 67 metros de altura e conta com uma proa mais estreita do que o normal, o que permite atravessar as ondas. Ela força o casco através da formação em vez de passar por cima dela, o que resulta em uma navegação muito mais suave e com menor resistência por parte da água.

Além disso, a curva em suas velas determina o impulso produzido. Adicionalmente, elas podem ser ajustadas de maneira independente, para aproveitar ângulos difíceis de ser obtidos. As três velas principais juntas possuem uma superfície total de dois metros quadrados. Para detectar os obstáculos na água, o veleiro possui 250 sensores que mandam informações para um PDA no pulso dos tripulantes.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.