Windows 8 consumirá menos memória do que o Windows 7

Imagem de: Windows 8 consumirá menos memória do que o Windows 7

Detalhe: interface Metro

A Microsoft fez um anúncio em seu blog oficial de desenvolvimento, alegando que o Windows 8 consumirá menos memória do que o Windows 7. A quantidade desse recurso que é consumida pelo sistema representa muito dos requerimentos que são necessários para que ele possa ser executado em um computador.

Segundo a empresa, o objetivo inicial era apresentar os mesmos requerimentos do Windows 7. Com isso, eles seriam capazes de garantir que as pessoas que utilizam aplicações para essa versão pudessem utilizá-las no Windows 8 sem maiores dificuldades, dispensando a compra de um novo aparelho causada pela mudança do SO.

No entanto, a Microsoft ponderou na necessidade de adaptar o uso do sistema para os tablets e dispositivos do tipo SoC (baseados em chip), que consomem pouca bateria. Para isso, é essencial que o sistema deixe a memória disponível para que o dispositivo possa executar aplicações de forma concorrente e tenha como mantê-los rodando simultaneamente.

Testes

Em setembro, durante uma demonstração nos Estados Unidos, a Microsoft apresentou uma comparação entre os Windows 8 e 7 no que diz respeito ao uso de memória. Ambos foram instalados em uma máquina com 1 GB de memória RAM, que seria o requisito mínimo para rodar o sistema.

Testes comparativos (Fonte da imagem: Blog de Desenvolvimento da Microsoft)

Os sistemas foram comparados quando reinicializados várias vezes consecutivas e durante um período de inatividade. Os SOs também foram comparados durante o seu período de atividade normal. Enquanto a versão atual exigiu no mínimo 404 MB da RAM apenas para o seu funcionamento, o Windows 8 consumiu a quantia de 281 MB.

Melhorias

Para melhorar ainda mais essa taxa, a Microsoft conta com uma série de modificações. Entre elas, o uso da memória será combinado: um gerenciador interno de memória será responsável por detectar itens duplicados e excluí-los. Dessa forma, o elemento permanecerá ativo apenas uma vez, poupando endereços da memória.

Além disso, ele será capaz de definir prioridades para os programas ativos em detrimento daqueles que estão rodando em segundo plano. Alguns dos serviços, embora permaneçam ativos, serão executados apenas quando for necessário. Eles devem ser ativados por algum gatilho que indique a necessidade de sua atuação.

Consumo de RAM menor do que o Windows 7

Por exemplo, o Windows Update será ativado apenas quando o sistema detectar que precisa de uma atualização. Adicionalmente, a Microsoft pretende implementar uma função de “limpeza” da memória. Dessa maneira, quando um serviço que não está mais em uso permanecer ocupando um endereço, o sistema se encarrega de retirá-lo da memória.

Acima de tudo, de uma maneira geral, o sistema possui um esquema mais bem elaborado de prioridades para a memória e a sua alocação, o que por si só já garante mais rapidez à nova versão.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.