GPUs comuns podem quebrar senhas em 12 segundos

Imagem de: GPUs comuns podem quebrar senhas em 12 segundos

(Fonte da imagem: Divulgação/NVIDIA)
A capacidade de processamento das GPUs está superando a das CPUs. Segundo a agência de internet UKFast, novas técnicas de hackers conseguem fazer com que senhas complexas sejam quebradas em apenas 12 segundos. E para isso nem são necessários computadores superpoderosos, mas apenas GPUs como a NVIDIA GeForce GT220 (que custa apenas 70 euros, no Reino Unido).

Esse tipo de processador gráfico pode quebrar senhas de 6 caracteres em 12 segundos, 7 caracteres em 5 minutos e 8 caracteres em 4 horas. Se o hacker puder gastar um pouco mais, comprando uma placa de vídeo top de linha, o tempo gasto para a quebra de senhas é ainda menor. Neste segundo caso, cerca de 10,3 bilhões de códigos podem ser processados por segundo.

Segundo a própria UKFast, isso mostra que qualquer caractere a mais inserido nas senhas pode representar uma melhoria significativa na segurança de contas de email e redes sociais. O Tecmundo reafirma o que disse a agência britânica: quanto mais complexa sua senha, mais segura é sua conta.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.