A alta definição vai muito mais além das imagens e vídeos

Imagem de: A alta definição vai muito mais além das imagens e vídeos

(Fonte da imagem: Artificial Muscle Incorporated)

A empresa Artificial Muscle Incorporated quer revolucionar o retorno tátil presente em controles e telas touchscreen utilizando ViviTouch, uma tecnologia que garante resposta instantânea aos movimentos e sons. Tudo leva a crer que uma era de sensações High Definition está mais perto a cada dia.

Para aqueles que gostam de sentir na pele cada detalhe dos movimentos do jogo, ViviTouch baseia-se na ação de seu polímero eletroativo (EAP, na sigla em inglês) para causar sensações táteis ultrarreais. O EAP é parecido com uma lâmina formada por três camadas que, quando pressionadas, convertem energia elétrica diretamente em movimento, fazendo com que o dispositivo responda à ação do toque em apenas 5 milissegundos.

Dessa forma, é possível, por exemplo, sentir exatamente como seria acertar uma flecha em um alvo ou sentir as batidas do coração, criando uma experiência mais profunda e realista. Outro detalhe importante é que os desenvolvedores garantem que essa técnica consome até 70% menos bateria nos dispositivos.

Os motores atuais que produzem as vibrações em controles de video game e smartphones nem sempre são tão precisos e também não conseguem reproduzir sensações mais sutis, daí entra a tecnologia ViviTouch. Um exemplo disso é o mophie pulse, um acessório para a 4ª geração do iPod Touch que proporciona a experiência de vibrações mais realistas e intensas.

A empresa também apresentou um controle de Xbox modificado com EAP, o que significa que os velhos motores para vibração podem ser substituídos em breve.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.