Proteja sua cabeça: satélite cairá do céu nesta sexta-feira

Imagem de: Proteja sua cabeça: satélite cairá do céu nesta sexta-feira

O UARS (Fonte da imagem: NASA)

O UARS (Upper Atmosphere Research Satellite), um satélite da NASA que foi desativado logo após completar a sua missão em 2005, deve cair na Terra na sexta feira, dia 23. Ele foi colocado em órbita no ano de 1991 por um ônibus espacial e operou durante 14 anos, efetuando a medição das substâncias químicas e do ozônio da atmosfera terrestre.

O UARS pesa o total de 6,5 toneladas e mede 4,5 metros. Desde a sua desativação, vem perdendo altitude por causa da gravidade do nosso planeta. A NASA acredita que grande parte do dispositivo seja incinerada ao entrar na atmosfera, no entanto até 26 peças (de até 500 kg cada) podem vir a manter-se intactas e cair sobre a superfície terrestre.

Ainda de acordo com a NASA, as chances de algum desses componentes vir a atingir uma pessoa é de 1 em 3.200. Da mesma maneira, a possibilidade de colisão com alguma propriedade também é bem pequena. A Nasa julga que o ponto mais provável para a queda será no mar ou em terras ermas. Para atualizações sobre o assunto, visite a página do UARS.

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.