Nova tecnologia OLED pode criar telas touchscreen 3D

Imagem de: Nova tecnologia OLED pode criar telas touchscreen 3D

O Instituto Fraunhofer, na Alemanha, desenvolveu uma nova geração de OLEDs bidirecionais que usam câmeras especiais para captar a distância e inclinação de objetos colocados nas proximidades. Com isso, abre-se caminho para o desenvolvimento de novas telas sensíveis ao toque capazes de captar em três dimensões os gestos realizados pelos usuários.

Segundo Conztanze Großmann, engenheiro responsável pelo projeto, a nova tecnologia abre novos caminhos para a interação entre diferentes dispositivos. Os principais beneficiados pela novidade podem ser smartphones, televisores e outros aparelhos com tela sensível ao toque, que poderão ampliar os meios pelos quais os usuários interagem com diferentes conteúdos.

Mais possibilidades de interação

Em vez de ficar limitada pelos dois eixos disponíveis em uma tela sensível ao toque tradicionais, a nova tecnologia permite usar a distância da mão do usuário para oferecer novos métodos de interação. Dessa forma, sequer seria preciso tocar no display do aparelho para navegar por uma página da internet ou jogar um game, por exemplo.

A tecnologia também pode ser usada como uma forma de medir a velocidade e intensidade com que o usuário desempenha um toque na tela. Algo especialmente útil em jogos eletrônicos, no qual um comando feito com maior força poderá ter resultados diferentes do que acontece quando simplesmente ocorre um toque leve na tela.

A má notícia para os fãs da tecnologia é o fato de que a novidade ainda não tem previsão para ser implementada em aparelhos vendidos em escala comercial.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.