Algumas dicas para aumentar o desempenho do Windows Vista (2 de 2)

Imagem de: Algumas dicas para aumentar o desempenho do Windows Vista (2 de 2)

Esta é a segunda parte do artigo “Algumas dicas para aumentar o desempenho do Windows Vista” que, obviamente, traz mais algumas dicas para que os usuários do Windows Vista possam obter o máximo desempenho do sistema da Microsoft.

A segunda parte do artigo irá mostrar as seguintes dicas:

  1. Desfragmentar o disco
  2. Lentidão na transferência de dados
  3. Desempenho e confiança
  4. SuperFetch
  5. Desempenho da placa de vídeo
  6. Verificador de arquivos do sistema

Desfragmentar o disco

Sétima dicaAntes de começar a realizar a desfragmentação do disco, é preciso entender exatamente o que é esse processo. Desfragmentar um disco significa unir, da melhor maneira possível, as partes de arquivos de mesmo tipo. Isso faz com que a busca pelos arquivos seja mais rápida, pois estão todos próximos. Para entender melhor o processo, leia o artigo “Guia completo sobre desfragmentação de disco”.

O Windows possui uma ferramenta própria de desfragmentação, o Windows Defrag. Para executá-lo, abra a opção Executar do sistema utilizando o atalho tecla Windows+R e digite “dfrgui”, e clique em “Ok”.

Na tela do desfragmentador é possível agendar a execução automática ou, clicando em “Desfragmentar agora...”, é possível executar a ação imediatamente. A organização ajuda a aumentar o desempenho da máquina e não é tão demorada para ser feito quanto parece, principalmente se você realizar a desfragmentação com freqüência.

Desfragmentador do Windows.

Lentidão na transferência de dados

Oitava dicaUma reclamação comum dentre os usuários do Vista é da lentidão do sistema na transferência de dados. Confira abaixo algumas dicas para tentar amenizar o problema.

a) Instale as correções presentes no Service Pack 1 do Widows Vista. Se há melhorias, é porque são importantes.

b) Se você utiliza algum firewall externo (como o Comodo, Sygate, etc.) tenha certeza de que ele não está bloqueando nenhuma porta ou aplicativo do sistema.

c) Desabilite o recurso de Compactação Diferencial Remota, que restringe a velocidade de banda dependendo do arquivo que será transferido. Para fazê-lo, acesse o Painel de Controle e, em seguida, clique na opção “Programas e Recursos”.  Na coluna à esquerda da janela seguinte, clique em “Ativar ou desativar recursos do Windows”. Aguarde alguns instantes e, quando a lista com os recursos for mostrada, procure e desmarque a opção Compactação Diferencial Remota.

Desativar alguns recursos do sistema.
d) Mantenha os drivers do seu computador sempre atualizados, principalmente para  componentes como placa de rede e placas wireless. Importante: utilize os drivers do próprio fabricante, nem sempre o Windows Update acerta na hora de fazer a atualização automática.

e) A última dica é desabilitar o Auto-Tuning do Vista. Abra a opção Executar do Windows (tecla Windows+R) digite o seguinte comando:

                        netsh interface tcp set global autotuninglevel=disabled

Desempenho e confiança

Nona dicaO Windows Vista possui uma ferramenta muito útil, a qual permite que você monitore o sistema em busca de eventuais problemas no desempenho do sistema e confiabilidade dos registros. Para acessar a aplicação, abra novamente a opção Executar do Windows e digite “perfmon / report” (com espaço entre as palavras), clicando em “Ok” logo em seguida.

Aguarda cerca de sessenta segundos para que todos os dados sejam coletados. Uma lista será exibida contendo todos os possíveis problemas encontrados no sistema. Dê uma conferida na lista e observe se não há nenhum problema grave que precise ser reparado imediatamente. Quanto menos erros o sistema tiver, mais rápido ele trabalha. ;)

Monitor de Confiança

SuperFetch

Décima dicaSuperFetch é um ferramenta para gerenciamento de memória a qual permite que os programas utilizados com maior freqüência possam utilizar mais memória, distribuindo melhor a memória RAM do seu computador.

Utilizando a memória RAM com mais eficiência, os aplicativos são executados mais rapidamente, pois não será preciso carregá-los do disco. O SuperFetch em união com o ReadyBoost (primeira parte do artigo) tornam possível a expansão do gerenciamento de memória.

Desempenho da placa de vídeo

Décima primeira dicaPor padrão, ao comprar um computador, todos os drivers e placas são instalados de forma a serem totalmente funcionais e estáveis. Em alguns casos, no entanto, é possível obter maior desempenho do hardware, como é o caso das placas de vídeo.

Se houver algum driver que permita obter muito mais velocidade e desempenho para a placa de vídeo, então o driver padrão pode não ser bom o suficiente. Descobrindo qual a marca e modelo da sua placa é possível obter, no site do próprio fabricante, a atualização do software, mostrando toda a capacidade gráfica que a placa possui.

Verificador de arquivos do sistema

Décima segunda dicaPara finalizar as dicas, o Windows Vista possui um mecanismo que busca os arquivos protegidos do sistema e verifica se a versão desses é a mais atual. Caso o Verificador de Arquivos do Sistema (SFC) encontre algum arquivos desatualizado, ele automaticamente faz o download e atualiza.

Para acessar esta ferramenta, siga os passos abaixo:

a) Abra o menu Iniciar, clique em “Todos os programas” e escolha a opção “Acessórios”.

b) Em “Prompt de comando”, dê um clique com o botão direito e escolha a opção “Executar Como Administrador”.

c) Quando a tela do prompt de comando do Windows abrir, digite o comando "sfc / scannow" e tecle "Enter".

d) Uma mensagem será mostrada notificando que o processo de scan foi iniciado. Caso seja preciso atualizar algum arquivo, o sistema notificará, e talvez seja preciso inserir o CD do Windows no drive de disco.

e) Ao concluir o processo, feche a janela do prompt e pronto!

sfc

Finalizando

O artigo com dicas para aumentar o desempenho do Windows Vista acaba por aqui. Esperamos que tenham gostado e que as dicas ajudem aos usuários. Até uma próxima!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.