Arquitetura Haswell da Intel permitirá usar notebooks por 24 horas

Imagem de: Arquitetura Haswell da Intel permitirá usar notebooks por 24 horas

(Fonte da imagem: Divulgação/Intel)

A Intel anunciou na última terça-feira (13 de setembro), durante o Intel Developer Forum (IDF) o desenvolvimento de uma nova arquitetura com o codinome Haswell. A tecnologia, que deve ser a sucessora dos chips Ivy Bridge, se destaca por oferecer uma redução de mais de 30% no consumo de energia em comparação com os produtos Sandy Bridge, disponíveis no mercado atualmente.

A arquitetura, que tem lançamento oficial esperado para algum momento de 2013, é construída em um processo de 22 nanômetros tridimensional. Segundo a Intel, a novidade representa uma economia de energia substancial em relação às tecnologias atuais, permitindo que um notebook desempenhe operações por até 24 horas contínuas.

O consumo de energia é tão baixo que o chip pode ser recarregado sem problemas através do uso de uma única bateria solar. Para demonstrar tal característica, a empresa exibiu durante a IDF um protótipo de computador rodando Windows que retirava de uma lâmpada toda a energia necessária para funcionar.

Outra novidade da arquitetura Haswell é a possibilidade de acionar um modo standby que dura até 10 dias no qual o aparelho continua conectado à internet. Com isso, enquanto se procura por uma fonte de alimentação para recarregar um notebook, é possível continuar fazendo download de mensagens de email ou receber mensagens pelo Twitter, por exemplo.

Mapa de lançamentos da linha Ivy Bridge

A Intel também aproveitou os anúncios da última terça-feira para revelar as próximas etapas do desenvolvimento da arquitetura Ivy Bridge. Segundo a empresa, a produção dos chips vai começar no quarto trimestre de 2011 em cinco fábricas diferentes da empresa, após os testes de fabricação inicias terem se mostrado encorajadores.

(Fonte da imagem: This Is My Next)

A principal novidade da arquitetura é a inclusão da tecnologia Tri-Gate, que aprimora o consumo de energia em aparelhos com baixa voltagem. A empresa espera que os chips Ivy Bridge possam ser usados na construção tanto na construção de aparelhos portáteis, como smartphones e tablets, até na montagem de grandes servidores.

A Intel afirma que sua tecnologia de economia de energia está anos à frente da concorrência que, segundo ela, só alcançará resultados semelhantes em 2015. Embora não tenha anunciadas quais as parceiras escolhidas para levar os novos chips ao mercado, os primeiros equipamentos Ivy Bridge devem estar disponíveis ainda no primeiro semestre de 2012.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.