Olduse.net: a internet evoluindo como há 30 anos

Imagem de: Olduse.net: a internet evoluindo como há 30 anos

AmpliarPost do projeto. A internet de 30 anos atrás, passo a passo. (Fonte da imagem: Olduse.net)

Como forma de tributo, um programador recriou a Usenet da mesma forma que ela era utilizada há três décadas. Os tópicos são os originais, recuperados da rede original. Você pode até mesmo postar novos conteúdos, mas como os posts vão aparecendo na mesma ordem em que foram colocados, suas mensagens só vão aparecer daqui a 30 anos no sistema.

Não são todos que a conhecem, mas a Usenet foi um dos precursores da internet como a conhecemos. Janelas com tópicos em preto e verde divulgavam conhecimento, conversas e informações apenas para usuários selecionados (antes de 1993). Concebida em 1979 e implementada em 1980, a Usenet criou o sistema de troca de mensagens conhecido como newsgroups, nos quais usuários incluíam artigos e respondiam a dúvidas, de forma muito semelhante à utilizada nos grupos de discussão em fóruns e emails hoje em dia.

A principal diferença entre a BBS e a Usenet é a ausência de um servidor central. A Usenet é distribuída por um conglomerado de servidores que mudavam com frequência. As frases estão no presente por um motivo: a Usenet ainda é utilizada por algumas pessoas, mais especificamente grupos de entusiastas e cientistas.

Se você colocou algo na Usenet há 30 anos, essa é a hora de procurar sua mensagem. Mas se você colocou online algo do qual se arrepende, bom, essa é apenas uma cópia da Usenet rodando atualmente. Existem outras. E nem adianta pedir ao Google para apagar o conteúdo, pois ele só foi criado em 1998. Isso quer dizer que notícias da criação do Google só vão ser colocadas online nessa versão em “tempo real” da Usenet daqui a 18 anos.

Você pode acessar, ler e postar mensagens direto no sistema, acessando o site oficial do projeto. Só lembre-se de entrar novamente em 2041 para ver a sua postagem entrando no ar.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.