Séries baseadas em tramas jurídicas, recheadas de processos, audiências e julgamentos, são capazes de emocionar o público. Seja porque a vida pessoal dos advogados e promotores do mundo das séries é fascinante ou porque as batalhas nos tribunais são de tirar o fôlego, as séries sobre o mundo da lei estão entre as favoritas da audiência. Nada mais justo do que homenagear esses “justiceiros” com um Top 10 só para eles!

Confira os advogados mais destemidos, espertos e até mesmo engraçados da TV:


10 – Will Truman, de Will & Grace




Ao longo das oito temporadas de Will & Grace, Will já se demitiu de uma grande empresa para abrir seu próprio escritório, voltou a trabalhar em grandes firmas e foi o advogado do misterioso Malcolm (Alec Baldwin), que se revelou um agente da FBI. Mas, de todos os seus empregos, o que mais nos sensibilizou foi quando ele se juntou a um escritório que providenciava assistência jurídica para pessoas que não podem pagar um advogado.

Por seu senso de justiça, sua paciência com os clientes e seus lindíssimos ternos italianos, Will garantiu o 10º lugar em nossa lista!


9 – Kevin Walker, de Brothers & Sisters





Quando o patriarca dos Walker, William, morreu, alguém teve de lidar com questões de herança, pensão, e a terrível verdade sobre a vida secreta do pai. E esse alguém foi Kevin: responsável pelo patrimônio da família, os irmãos e a mãe correram direto para ele quando descobriram que William desviou dinheiro da companhia.

O advogado teve de lidar com a dor de perder um pai, confortar a família e cuidar de todos os problemas que surgiram, sem perder a compostura. Por sua concentração e maturidade para lidar com os problemas legais dos Walkers, é dele o 9º lugar.


8 - Patty Hewes, de Damages





Patty não tem limites quando tem um objetivo. A advogada manipuladora e não hesita em usar métodos pouco éticos, até mesmo ilegais, para ter o que deseja. Mas, quando um homem de seu passado reaparece em sua vida, Patty é jogada dentro de um caso de homicídio que resulta em uma conspiração envolvendo a companhia de energia mais poderosa do país. É um caso que pode lhe custar muito mais do que ela desejava.

Por sua atuação na série, Glenn Close ganhou um Emmy e um Globo de Ouro: prêmios mais do que merecidos! 6º lugar para Patty!


7 – Sebastian Stark, de Shark





Sebastian Stark pode não ser a pessoa mais simpática do mundo, mas ninguém questiona sua competência. Com métodos pouco ortodoxos e discursos inspiradores, o promotor teve que trabalhar com seus antigos inimigos para continuar a trabalhar no mundo das leis. Suas tiradas são imbatíveis, e muita gente diz que o “bom” humor de Stark serviu de inspiração para o sarcasmo do Dr. House.

Seja como for, Sebastian Stark é o cara que ninguém gostaria de combater em um tribunal, por isso, merece o 7º lugar em nossa lista!


6 – Alexandra Cabot, de Law & Order: Special Victims Unit





Quando os detetives Olivia Benton e Elliot Stabler conseguem capturar os responsáveis pelos crimes que investigam, alguém deve dar o apoio jurídico para mandar o criminoso para trás das grades. Esse alguém é Alexandra Cabot: a promotora não tem medo de desafiar as leis para proteger as vítimas, mesmo que isso signifique mentir, ameaçar e pressionar acusados e autoridades.

Ela chegou a Law & Order: SVU na segunda temporada e na quinta temporada foi dada como morta. Logo descobrimos que, na verdade, Alexandra entrou para o Programa de Proteção à Testemunha. Seu retorno à série foi breve, apenas para testemunhar contra o homem que atirou contra ela, mas a promessa é que a promotora participará de um arco de seis episódios na nova temporada da série de investigação. Enquanto isso não acontece, é dela o 6º lugar na nossa lista!


5 – Eli Stone, de Eli Stone





“O advogado que alucina” está encerrando sua segunda e última temporada e promete deixar saudades. Com seus números de dança impagáveis e alucinações proféticas, o advogado mudou de vida: deixou de assumir casos milionários e passar a perna nos adversários para ganhar as disputas e decidiu defender o lado mais fraco das batalhas nos tribunais.

Sua “vida nova” comoveu os colegas de escritório, que estão deixando de lado os processos gigantescos e começaram a trabalhar a favor dos injustiçados — sempre guiados pelas “profecias” de Eli. 5º lugar para ele!


4 – Annabeth Chase, de Close to Home / Em Nome da Justiça





Em toda sua carreira, Annabeth perdeu apenas um caso. Além de ser uma promotora obstinada com a justiça e com enorme senso de dever, ela é também uma excelente mãe para a pequena Hailey. Tornar-se viúva no fim da primeira temporada fez sua incansável luta pela condenação de criminosos ficar ainda mais intensa. Por seu currículo impressionante e grande sensibilidade, é de Annabeth o 4º lugar em nossa lista.


3 – Veronica Donovan, de Prison Break





Veronica morreu logo no início da 2ª temporada, mas é uma personagem inesquecível: a amiga de infância de Michael e Lincoln foi a primeira aliada dos irmãos Scofield. Sua luta para provar a inocência de Lincoln custou-lhe um noivo, mas ela não desistiu e colaborou para manter a ameaça da pena de morte longe do amigo. Mas ela não foi capaz de deter a Companhia, e acabou sendo executada a sangue frio por agentes do serviço secreto. Em memória desta justiceira incansável, é dela o 3º lugar!


2 – Alan Shore e David Crane, de Justiça sem Limites





O.K., nós sabemos que cada posição neste Top 10 é ocupado por apenas um “justiceiro”. Mas você teria de coragem de separar Alan e Denny? O Minha Série também não! A dupla garantiu alguns dos momentos mais engraçados e emocionantes na TV, e vai deixar muita saudade.

A amizade dos dois é inabalável, bem como o compromisso diário de dividir uma garrafa de whisky e alguns cigarros na bancada do escritório após o fim de cada caso. Alan já chegou a abandonar um namoro, pois o relacionamento estava tomando o tempo que costumava dedicar a Denny. Quer uma prova definitiva? Então aguarde o último episódio da série e se surpreenda mais uma vez com os vice-campeões desse Top 10!


1 – Ally McBeal, de Ally McBeal





Desastrada, lunática, instável, sonhadora, divertida: amada por todos. Ally fez história na TV não só por sua atuação como advogada, mas também por seus relacionamentos amorosos complicadíssimos. Foi uma das primeiras séries a mostrar a vida pessoal dos advogados, o início da onda que deu origem a todas as séries aqui listadas. Pela saudade que deixou em seus fãs fervorosos e pelo pioneirismo, é de Ally o primeiro lugar em nosso Top 10!