Windows 8 terá boot de apenas 2 segundos

Imagem de: Windows 8 terá boot de apenas 2 segundos

Se há uma fraqueza clara em todos os sistemas operacionais da Microsoft, é sua demora na hora da inicialização, chegando a levar minutos em computadores mais antigos. Mas isso está para acabar com a chegada do Windows 8, de acordo com um vídeo lançado por Gabe Aul no MSDN Blog: O novo SO carregou de forma quase instantânea, tomando pouco mais de dois segundos para ligar completamente.

Como um raio

O segredo para tamanha velocidade está em seu novo sistema de desligamento, que funcionará de forma bem diferente do atual: No lugar do método que vemos hoje, o Windows 8 vai salvar parte dos dados do sistema como que no modo de hibernação, o que vai permitir que os dados sejam “resgatados” com maior velocidade. Os números apontam para carregamentos de 30 a 70% mais rápidos.

(Fonte da imagem: MSDN Blog)

Não é apenas isso que faz o novo sistema tão rápido, pois o novo inicializador vai depender dos processadores de vários núcleos para descomprimir e ler paralelamente diferentes partes do arquivo com os dados. Graças a isso, pessoas que costumam colocar seu computador para hibernar também poderão tirar proveito da novidade.

Mas a verdadeira vantagem vem para quem utiliza os SSDs no lugar dos HDs comuns. Gabe afirma que, embora o novo modo de inicialização vá beneficiar a todos os sistemas, o resultado é ainda mais incrível com o uso do primeiro citado. Caso você esteja interessado em saber mais sobre como funciona o boot de um computador, clique aqui para ser redirecionado para uma página do Tecmundo com mais informações sobre o assunto.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.