Pensando em comprar uma multifuncional? Veja algumas dicas que podem ser úteis...

Imagem de: Pensando em comprar uma multifuncional? Veja algumas dicas que podem ser úteis...

As multifuncionais têm vendido como nunca, pois além da grande quantidade de atrativos, o preço está bem interessante. Se você também é um consumidor que está de olho numa dessas maravilhas tecnológicas, é importante observar alguns pontos que devem ser analisados antes da compra.

As diferenças entre multifuncionais são várias, começando pelo tipo da impressora: jato de tinta ou laser. Porém, antes de averiguar o que cada multifuncional oferece, você deve analisar o que irá realizar com sua impressora, pois comprar uma impressora a laser para imprimir documentos ou figuras de baixa resolução pode não ser tão compensador.

Casa ou empresa?

Pense que a utilização de uma impressora em sua casa é relativamente pequena, fato que lhe induz a optar por uma impressora jato de tinta, pois considerando que você não precisa imprimir materiais em larga escala, nem fotos de alta qualidade, a compra de uma impressora a laser é algo que deve passar longe de sua cabeça.

Multifuncionais para usar em casa podem ter uma velocidade baixa e um scanner de qualidade intermediária, porque tais fatores são irrelevantes para quem não usa a impressora diariamente. Além do mais, uma multifuncional com aspectos mais modestos reduz o custo do produto significativamente, e ainda não requisitará cartuchos de tinta absurdamente caros —sem contar a manutenção de baixo custo.

HP Color LaserJet CM3530fs - Uma multifuncional para grandes empresasCaso você esteja a procura de uma multifuncional para sua pequena ou média empresa, as especificações de uma multifuncional já são bem importantes. O scanner talvez não seja tão utilizado, porém o fax e a impressora são cruciais na rotina de uma empresa. Aqui sim as impressoras a laser são altamente recomendadas, pois elas têm ciclo mensal de impressão muito maior.

Outro fator a se considerar é o aspecto impressão colorida e em preto e branco, porque em casos onde você irá imprimir planilhas, arquivos de texto ou documentos que não necessitem de cores, uma impressora monocromática é o ideal.

Velocidade

Não espere velocidade ao imprimir fotosAo adquirir uma multifuncional a velocidade é um fator praticamente ignorado pelas pessoas, pois muitas desconhecem que as impressoras possuem diferenças neste quesito. Tal aspecto é especificado através de um número que relata quantas páginas por minuto (PPM) a impressora reproduz.

É importante conhecer essa diferença, pois muitas vezes há duas impressoras de marcas diferentes sendo vendidas pelo mesmo preço, mas o usuário nem avalia as reais diferenças entre elas e acaba levando um produto apenas por sua marca.

DPI

Para quem vai utilizar a multifuncional para impressão de fotos ou de imagens com alta qualidade, certamente deve atentar para o detalhe referente a resolução que a impressora possui. A maioria das impressoras especifica este valor em DPI, por exemplo: 600 DPI. Obviamente que quanto maior este número, melhor qualidade terá suas impressões.

Quanto maior o número DPI, melhor será a qualidade da foto

Scanner

As multifuncionais atuais trazem scanners de qualidade intermediárias, práticos e bons o suficiente para criarem cópias perfeitas de documento. No entanto, o que você deve avaliar na hora de comprar sua multifuncional não é se o scanner é de boa qualidade, mas sim, se o scanner trabalha em conjunto diretamente com a impressora, para que não seja necessário a utilização de programas para criar cópias instantâneas dos seus documentos.

FAX

Nem todas as multifuncionais trazem o fax acoplado, pois em residências não é comum utilizar o aparelho. Para quem necessita comprar um fax para a empresa, a aquisição de uma multifuncional com tal recurso é bem interessante. Obviamente, o preço deve aumentar um pouco, mas certamente é um valor que compensa muito, visto que o aparelho terá uma função a mais.

Dependendo da multifuncional, o aparelho de fax tem especificações diferentes, como a velocidade e a transmissão em cores. Para quem precisa transmitir documentos coloridos, deve observar bem se o fax traz este recurso, pois alguns aparelhos são mais baratos justamente por não oferecerem esse modo diferente de transmissão.

Então qual eu escolho?

Como você pode perceber, comprar uma multifuncional é uma tarefa de pesquisa e que demanda tempo, porque você vai utilizar a sua maneira o produto, e por isso deve pesquisar bem qual impressora oferece o melhor conjunto de recursos para você. Marca é quase irrelevante, porém aos que crêem na idéia de que tal aspecto define qualidade, pode optar por uma multifuncional de alto valor, pois assim você certamente terá um bom produto.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.