Uma boa série começa com uma boa abertura. Quem vai dizer que uma abertura bem produzida, com uma música interessante não cria uma vontade irresistível de conhecer melhor uma série?

Para fazer este Top 10, o Minha Série pediu ajuda aos colegas do Baixaki, Baixaki Jogos, Muita Música, Tudo Gostoso e Eu Já Fui, afinal, eram tantas opções! E não é que o pessoal se lembrou de aberturas sensacionais que o Minha Série havia esquecido?

A escolha gerou bastante discussão entre os participantes da “votação”, e muitas das aberturas citadas ficaram de fora — infelizmente não há espaço para todas. Mas não se faça de rogado: se você acha que alguma abertura foi injustiçada neste Top 10, deixe seu comentário citando as séries de que você sentiu falta.

Confira as 10 melhores aberturas de séries escolhidas pelo Minha Série:


10 - Dead Like Me




Dead Like Me durou apenas duas temporadas, mas deixou muita gente com saudade. E como não poderia deixar de ser em se tratando de uma criação de Bryan Fuller (de Heroes e Pushing Daisies), a abertura é caprichada e nos faz ter vontade de assistir à série.

Para quem não conhece a série, aí vai um resumo: George Lass não faz absolutamente nada de sua vida, detesta a família e não tem amigos. Decidida a mudar, ela encontra um emprego e em seu primeiro dia de trabalho morre ao ser atingida por um vaso sanitário (!), destroço de uma estação especial. Mas o que deveria ser seu fim é, na verdade, um começo: George se torna uma das ceifadoras da Pacific Northwest, e deve “coletar” almas de pessoas prestes a morrer. Muito humor negro e situações inusitadas transformam essa “dramédia” em uma série simplesmente imperdível!


9 - Desperate Housewives






A abertura de Desperate Housewives é uma verdadeira aula de História da Arte!
Todos as pinturas mostradas na abertura realmente existem. A ideia de Marc Cherry, criador da série, era "evocar o espírito brincalhão da série e o papel tradicional das mulheres na sociedade".

As imagens mostram cenas domésticas que representam as relações entre homens e mulheres através dos tempos. E não é que bem pouca coisa mudou desde que a rainha egípcia Nefertari foi soterrada por seus filhos na segunda "cena" da abertura?


8 - Os Normais





“Você é doida demais... você é doida demais...” Quem é que nunca cantou o tema de abertura de uma das melhores séries brasileiras quando as fotos de pessoas comuns começavam a aparecer na tela? Uma curiosidade: as fotos da abertura mudavam a cada episódio.


7 - CSI





Misture um clássico do rock, cenas de investigação criminal em alta velocidade e imagens dos protagonistas envolvidos em coleta de evidências e trabalho no laboratório. O que você tem? A excelente abertura de CSI!

Uma curiosidade: todas as aberturas da franquia CSI são embaladas por músicas do The Who. “Who Are You” é o tema de CSI Las Vegas, “Won’t Get Fooled Again” para CSI Miami e “Baba O’Riley” para CSI NY.


6 - That 70s Show





A abertura de That 70s Show traduz exatamente o espírito da série: adolescentes cantando “we’re all alright!” (“nós estamos numa boa!”) dentro de um carro em plenos anos 1970!

O tema de abertura é “In the sreet (That ‘70s Song)”. Na primeira temporada, Todd Griffin cantava a música, mas a partir do segundo ano da série, a versão da banda Cheap Trick foi usada. Reparou no grito de “Hello, Winsconsin!” (“Olá, Winsconsin!”) no fim do video? É Ashton Kutcher (o Michael Kelson)!


5 - Grey's Anatomy





A vida no Seattle Grace se resume, basicamente, a muito drama, sexo e cirurgias. A abertura de Grey’s Anatomy traduz exatamente a vida dos internos da Drª Bailey, misturando cenas de romance e vaidade com o ambiente hospitalar — e fechando com chave de ouro, com um casal bem a vontade sobre uma cama de hospital.

E, ao contrário do que a maioria dos fãs da série pensa, a música-tema da série não se chama “Nobody Knows”. O nome correta da música é “Cosy in the Rocket”, da banda britânica Psapp.


4 - The Big Bang Theory





Como resumir a Teoria do Big Bang em apenas 22 segundos? A abertura de The Big Bang Theory faz isso, mostrando cenas do universo há milhões de anos, dinossauros, pirâmides, invenções humanas e... um grupo de nerds com sua vizinha loira e linda comendo comida chinesa no sofá.

A música é da banda canadense Barenaked Ladies, e foi gravada especialmente para a abertura da série.


3 - Friends





Quem é que nunca bateu quatro palminhas depois de “so no one told you life was gonna be this way?” ("então ninguém avisou você de que a vida seria assim?") A música-tema, “I’ll be there for you” (da banda The Rembrandts) foi criada especialmente para a série e chegou a ser o nº 17 da famosa lista da Billboard.

A abertura que nós colocamos nesta lista é bastante difícil de encontrar: ela foi usada apenas no primeiro episódio da série. Todos os demais episódios contam com uma abertura em que as cenas do chafariz eram misturadas a cenas de episódios. E uma história bem curiosa explica o porquê da mudança: logo após a estreia do episódio-piloto, a NBC fez uma lista de exigência aos criadores da série. Uma das ordens era excluir a sequência da dança no chafariz, pois era “rebelde demais”.

Para resolver o problema, os produtores fizeram um acordo: eles incluiriam cenas dos personagens, conforme o pedido inicial da NBC para a abertura, e mantiveram flashes da dança em torno do chafariz — ideia dos criadores.

Deu no que deu: a abertura emociona até hoje os fãs saudosos do sexteto mais querido do mundo das séries de TV. 3º lugar para Chandler, Ross, Joey, Phoebe, Rachel, Monica e o chafariz!


2 - Dexter




Na primeira vez em que vemos a abertura de Dexter, sabemos tudo sobre o personagem. A natureza sombria do assassino em série mais querido da TV fica evidente quando ele começa seu dia com muito sangue e requintes de violência.

Dexter ganhou um prêmio Emmy em 2007 por “Melhor Abertura”, enquanto a música-tema foi indicada na categoria “Melhor música-tema” no mesmo ano. Prêmios mais do que merecidos!


1 - Os Simpsons





Uma grande série merece uma grande abertura. E quando se trata de Os Simpsons, considerada a melhor série de todos os tempos, uma abertura memorável contribuiu — e muito! — para o sucesso e a longevidade do desenho sobre a família amarela e insana.

A abertura é sempre a mesma coisa. Quer dizer, quase a mesma coisa: uma vista geral de Springfield, Bart na escola, Homer no trabalho, Marge e Maggie no mercado, Lisa no ensaio da banda, e todos os Simpsons se dirigindo para o lar, doce lar. O que muda? A cada episódio, Bart escreve algo diferente no quadro, Lisa toca um solo de saxofone diferente e a família tem problemas diferentes para se ajustar ao sofá em que sentam para assistir TV.

Neste vídeo, podemos conferir a “nova” abertura da série, que estreou no dia 15 de fevereiro deste ano. Nessa versão, criada para acompanhar a mudança do formato da série para HDTV, todos os elementos da abertura original estão presentes, acompanhados de várias novidades. Todos os personagens recorrentes na série participam da abertura, e há referências a vários episódios clássicos do desenho.