Mais de 1/3 dos brasileiros acessam o email do trabalho durante as férias, diz estudo da Unisys

Imagem de: Mais de 1/3 dos brasileiros acessam o email do trabalho durante as férias, diz estudo da Unisys


Uma pesquisa encomendada pela Unisys à IDC sobre a chamada “Consumerização de TI, ou seja, o uso das chamadas tecnologias de consumo (dispositivos móveis e redes sociais) no ambiente de trabalho, revela que 36% dos brasileiros entrevistados checam seu e-mail do trabalho durante as férias.

O estudo ouviu 306 iWorkers (funcionários que utilizam as tecnologias da informação como parte de seu dia a dia)  no País, todos eles residentes nas principais cidades do Brasil. Dos consultados, 77% afirmaram que conferem seu e-mail pessoal durante os dias de folga.

Outras situações inusitadas em que os brasileiros entrevistados relatam abrir seu e-mail profissional são: assistindo televisão (40%); no carro, como passageiro (42%); numa reunião de família (21%); na cama (20%) e no carro, dirigindo (18%).

O levantamento ainda mostra que os entrevistados que usam o IPad da empresa para negócios tendem a trabalhar mais, a partir de diferentes lugares e situações,  do que aqueles que usam outros dispositivos. Enquanto pouco mais de 1/3 afirmam acessar o e-mail profissional nas férias, esse número sobe para 45% entre os que utilizam o tablet corporativo, ou seja, quase metade dos brasileiros consultados.

Quando estão como passageiros no carro, 75% dos usuários de iPads da empresa checam seu e-mail profissional. Outro local onde esse comportamento é bastante recorrente são os restaurantes: 68% dos trabalhadores responderam que utilizam o tablet da empresa para conferir mensagens de sua caixa nesses locais.

”Apesar das empresas brasileiras reconhecerem que estas tecnologias são importantes para o dia a dia dos seus funcionários, pouco tem sido feito para fornecer suporte adequado para estes equipamentos e aplicações no ambiente de trabalho”, “É como se as organizações não quisessem enfrentar a realidade, simplesmente porque não sabem como lidar com este novo cenário”, complementa.

“As organizações de TI devem notar que os limites entre os tempos pessoal e de trabalho estão desaparecendo e que os funcionários estão usando dispositivos pessoais para acessar tanto informações corporativas como pessoais”, explica Paulo Roberto. “As áreas de TI deveriam começar a implementar processos novos e mais dinâmicos alinhados com o novo comportamento de trabalho e necessidades dos usuários.

Não basta apenas oferecer suporte para dispositivos adquiridos pelas empresas. É também essencial oferecer suporte para as tecnologias de uso pessoal dos funcionários, que são utilizadas no ambiente de trabalho, e estabelecer políticas e práticas de segurança apropriadas”, diz Paulo Roberto Carvalho, diretor de negócios de outsourcing da Unisys no Brasil e América Latina.

O estudo divulgado pela Unisys entrevistou também 101 executivos de diversas organizações localizadas no Brasil. Globalmente, foram consultados aproximadamente 2660 iWorkers e cerca de 560 líderes de áreas de TI de nove países (incluindo o Brasil).

Via Assessoria de Imprensa

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.