Veículos elétricos poderão ser carregados em terminais sem fio

Imagem de: Veículos elétricos poderão ser carregados em terminais sem fio

Apesar de serem mais ecologicamente corretos do que os carros movidos a combustível, os veículos elétricos ainda enfrentam um grande problema: a carga. Os terminais convencionais necessitam de cabos e plugues especiais e são alvos fáceis de vândalos, além de não serem práticos. A criação de um terminal de carga sem fio pode ajudar a popularizar esse tipo de transporte.

Terminal de carga sem fio (Fonte da imagem: HaloIPT)

Os terminais de carga sem fio foram criados no Reino Unido e são comercializados pela HaloIPT, uma empresa voltada para novas tecnologias no setor. Eles funcionam graças à indução eletromagnética e basta o motorista parar o carro sobre um deles e desligar o veículo para que a carga comece a ser feita automaticamente. Como não existem partes móveis, as chances de vandalismo são bastante diminuídas.

Esse tipo de terminal pode ser instalado em estacionamentos de mercados e shoppings, além da própria garagem de casa, não alterando em nada o visual da cidade, já que uma das preocupações dos pesquisadores era justamente não comprometer a aparência urbana com instalações por toda a rua. Apesar de estarem sendo comercializados, os terminais de carga wireless ainda são muito raros no país.

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.