Não perca seu HD, previna-se!

Imagem de: Não perca seu HD, previna-se!

O disco rígido é um item bem peculiar nos computadores, pois ele é um dos poucos componentes que tem uma parte mecânica. Devido a isso, defeitos e problemas diversos são comuns com o passar do tempo, ainda mais em casos que o computador fica ligado por muito tempo. Para que você não perca seus dados há muitas soluções, porém tudo depende do caso. Portanto, veja abaixo em qual caso você se encaixa, para então seguir as dicas.

Prevenindo problemas futuros

Preocupação: Nenhuma
Estado do HD: Normal
Dica: Criar duas partições ou usar dois discos rígidos. Efetuar varreduras periódicas e desfragmentar o disco.

O mais provável é que você não esteja tendo problemas neste momento com seu disco rígido, porém esta dica é válida para quem quer evitar problemas futuros. Antes de qualquer coisa, pense o seguinte, é sempre ideal você separar o sistema dos seus documentos. Portanto, o ideal em qualquer computador é possuir duas partições no mesmo disco, para que havendo algum problema com o sistema você não vai precisar efetuar um backup de seus dados as pressas.

Para os felizardos que possuem dois discos rígidos, os problemas são ainda menores, pois há a possibilidade de deixar uma cópia do que considera mais importante em ambos, de modo que, caso haja algum em um dos discos, o outro possui tudo o que você considera primordial.

Efetue varreduras periodicamente...

Salienta-se a importância de usar o famoso “Check Disk” do Windows para averiguar se há erros no seu HD. Além disso, desfragmentar o disco rígido é de suma importância, principalmente para quem costuma instalar muitos programas e jogos. A desfragmentação ajuda a manter os dados organizados, isso evita que seu HD tenha de efetuar procuras desnecessárias, além do mais, a velocidade aumenta significativamente.

O HD está apresentando erros?

Preocupação: Moderada
Estado do HD: Ruídos, erros e temperatura elevada
Dica: Faça um backup o mais breve possível.

Quando seu disco rígido começa a fazer barulhos, a apresentar problemas (como os tais “bad clusters”) durante as varreduras de discos ou até parece estar extremamente lento, você pode começar a se preocupar. Alguns motivos podem levar seu HD a ter problemas: temperatura elevada, vida útil pode estar chegando ao fim, algum vírus estragou de forma agressiva partes importantes do disco ou ele está configurado de maneira errada.

Não deixe seu HD queimar...Encontrar uma solução nem sempre é tão fácil, pois como você pode ver há diversos motivos para seu disco estar apresentado problemas. O primeiro passo é usar um programa de diagnóstico — você pode encontrar diversos aqui no Baixaki, recomendamos o HDD Thermometer — e verificar se a temperatura está dentro do normal (procure se inteirar na internet qual a temperatura máxima do seu disco), a maioria dos discos não deve ultrapassar 50°C, pois esta temperatura já é relativamente alta para um HD.

Checou a temperatura? Então agora é hora de verificar se nenhum vírus corrompeu arquivos importantes. Veja que se o Windows está informando que alguns arquivos não podem ser lidos, já é evidente que arquivos foram corrompidos — seja por vírus, ou por problemas diversos — e a solução é única: use o CD do Windows para restaurar os arquivos.

Por fim, um teste de velocidade é ideal. Nem sempre os discos rígidos cumprem o que prometem. A grande maioria tem um desempenho menor do que o ofertado. Usar programas de diagnóstico é uma ótima idéia para comprovar como seu HD se sai. Após efetuar alguns testes você deve comparar com discos iguais (ou semelhantes) na internet, para que então veja se o seu disco está normal ou abaixo do esperado.

O disco rígido morreu...

Era uma vez um HD...

Preocupação: Extrema
Estado do HD: Não liga ou não identifica na BIOS
Dica: Procure especialistas para tentar recuperar os dados.

Os casos mais desesperadores são quando tudo indica para problemas físicos. Nem tente ressuscitar o disco sozinho, pois geralmente você vai acabar estragando ainda mais. Esta tarefa é muito complicada e exige equipamento e conhecimentos avançados, portanto, procure um profissional que trabalhe com isto e tenha fé de que seus dados ainda podem ser recuperados.

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.