O texto a seguir está recheado de spoilers do episódio que fecha a 4ª temporada de Vampire Diaries. Cuidado!

Sempre podemos contar com Vampire Diaries para trazer grandes reviravoltas em episódios finais de temporada. E, dessa vez, não foi diferente. Confira:

Silas revela a sua verdadeira face — Quem acreditava que a verdadeira face de Silas era mesmo aquela fantasmagórica, vista por Bonnie, está mais do que enganado. O ser imortal conseguiu se libertar do feitiço feito pela bruxa e revelou para Stefan (na forma de Elena) que criou o feitiço da imortalidade.

Fonte da imagem: Divulgação/CW

No entanto, a natureza precisava de algo para balancear a situação, ou seja, ele também possui uma sombra de si mesmo (que pode morrer). Silas conta com um clone (doppelganger), assim como acontece com Katherine e Elena e, nesse caso, sua verdadeira face é a de Stefan! Como se isso não fosse o suficiente, Silas trancou o Salvatore no cofre e o jogou dentro do oceano! Será que o vampiro partiu dessa para uma melhor?

Quem tomou a cura? — Enquanto isso, Katherine decide que Elena está vivendo uma existência melhor do que a dela, o que a faz resolver acabar com a vida da sua cópia. No entanto, Elena consegue enfiar a cura "goela abaixo" da inimiga. Katerina agora é humana!

Mortos e vivos — Bonnie decide esconder o fato de que é um fantasma apenas para dar aos amigos alguns momentos de felicidade na formatura. Mais tarde, a garota consegue restaurar o véu e se livrar das ameaças, além de trazer Jeremy de volta à vida. Enquanto o irmão de Elena retorna, a bruxa se despede com um pedido final para o ex-namorado: não dizer nada sobre sua morte para as amigas por enquanto, para que as duas possam ter um pouco de tranquilidade durante o verão.

Fonte da imagem: Divulgação/CW

A escolha de Elena — Mais uma vez, Elena precisa escolher entre os irmãos Salvatore. Agora, sem nenhum tipo de ligação colocando sua opção em dúvida, ela se declara para Damon. Stefan escuta a conversa e recebe apoio de Lexi, que assegura que é possível viver mais de um amor épico, especialmente quando se é um vampiro.

Triângulo amoroso — Caroline também precisar lidar com alguns assuntos amorosos. A garota liga para Klaus, já que Damon foi atingido por uma bala recheada de sangue de lobisomem. Apesar de parecer que o Original se esqueceu da loira, ele reaparece e salva o Salvatore mais velho, ao mesmo tempo em que revela que Tyler está livre para voltar para Mystic Falls. “Ele é o seu primeiro amor. Eu pretendo ser o seu último, não importa quanto tempo leve”, declara Klaus.

Hora de botar o pé na estrada — Completando o episódio, Matt e Rebekah também estão juntos (até que o spin-off os separe). A vampira salvou o quarterback de uma bomba e aproveitou para roubar um beijo. Mais tarde, o casal resolve viajar junto, já que Matt não tem outros planos para depois da formatura.

E você? O que achou do episódio final desta temporada de Vampire Diaries?