Google alerta usuários sobre infecção de malware

Imagem de: Google alerta usuários sobre infecção de malware

Caso seu computador tenha um tráfego incomum, a Google insere um aviso em sua página de pesquisa. (Fonte da imagem: Google)

O Google já ajuda seus usuários com seu sistema de buscas, correio eletrônico, documentos de texto e até rede social, mas agora resolveu prestar serviços também na área de segurança virtual.

Após detectar um tráfego incomum em suas pesquisas, a empresa descobriu a atuação de um software malicioso que, segundo uma postagem no blog da companhia, já teria infectado “algumas milhões de máquinas”. A própria Google não sabe o nome da ameaça, mas afirma que ela se manifesta como um falso antivírus.

Através de uma série de proxies, uma das consequências da infecção pelo malware é o redirecionamento do tráfego da máquina infectada para interceptar a conexão com o Google e outros sites – e foi essa atividade em larga escala que fez a empresa suspeitar que algo estava errado.

Você pode saber se o computador está infectado através de um aviso na página dos resultados de qualquer pesquisa, como mostra a imagem. Além da mensagem, é possível saber também como remover o malware. Segundo a empresa, milhares de usuários já foram alertados e removeram o a ameaça com sucesso.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.