Moda nanotecnológica: roupas usam tecnologia para regular temperatura

Imagem de: Moda nanotecnológica: roupas usam tecnologia para regular temperatura

(Fonte da imagem: Japan Trends)

O laboratório japonês de pesquisas em nanotecnologia chamado Beans apresentou na semana passada, durante a Exhibition Micromachine/MEMS 2011, um tipo de fibra para a confecção de roupas capaz de controlar a temperatura do vestuário.

A tecnologia demonstrada utiliza um novo processo de fabricação que permite a incorporação de camadas flexíveis de células condutoras. O tecido equipado com essas nanocélulas pode ser refrigerado ou aquecido de acordo com a temperatura do corpo.

Além disso, segundo o site Japan Trends, as roupas poderão realizar a transferência de dados. Devido a essa funcionalidade, espera-se que essa tecnologia possa interagir com outros dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets.

Entre as capacidades das peças nanotecnológicas previstas, estão a integração com sistemas de localização GPS, a gravação de estatísticas esportivas e o monitoramento de sinais vitais do usuário, como a frequência cardíaca. Não foi revelada nenhuma previsão para a comercialização de roupas com tal tecnologia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.