Lucro e receita do Google superam previsões no 2o trimestre

Imagem de: Lucro e receita do Google superam previsões no 2o trimestre

Reuters. Por Alexei Oreskovic - O salto de 36 por cento na receita do Google no segundo trimestre foi muito superior às expectativas do mercado e ofuscou temores quanto à acumulação de gastos, induzindo alta de mais de 12 por cento na ação da companhia.

O lucro do Google também superou previsões no trimestre, período no qual a companhia mostrou estar fortalecendo áreas fora de seu negócio central de buscas na Internet, incluindo o segmento de aparelhos móveis e vídeos.

O próximo desafio é reproduzir o sucesso no campo das redes sociais.

Executivos disseram a analistas em uma teleconferência que mais de 10 milhões de pessoas entraram no Google+: maior incursão da empresa no mercado de redes sociais e linha de frente de sua batalha pelo tempo e atenção de internautas com as concorrentes Facebook e Twitter.

Mais de 135 milhões de smartphones e tablets --fabricados por empresas como Motorola e Samsung-- foram ativados no total. E seu navegador Chrome agora é utilizado por mais de 160 milhões de usuários, disse o presidente-executivo Larry Page.

A ação do Google subiu 12,3 por cento em negociações após o fechamento do mercado, pouco acima do seu nível no início de 2011.

"O Google deve ser visto como uma companhia em crescimento novamente neste trimestre", disse o analista Jordan Rohan da Stifel Nicolaus. "A combinação de buscas em aparelhos móveis, o Android, a venda de publicidade, o YouTube e o principal negócio de buscas, todos estão indo bem".

Investidores temiam que os crescentes gastos do Google pudessem corroer suas margens. As despesas operacionais saltaram 49 por cento, para 2,97 bilhões de dólares, no segundo trimestre, cerca de um terço da receita.

Analistas afirmaram que o grande salto nas vendas mais que compensou a elevação de custos, mas o Google pode ter cada vez mais dificuldades em reduzir suas margens enquanto continua a contratar, adquirir e investir.

O lucro líquido da empresa no segundo trimestre foi de 2,51 bilhões de dólares, ou 7,68 dólares por ação, contra 1,84 bilhão de dólares, ou 5,71 dólares por ação, no mesmo período um ano atrás.

Excluindo itens extraordinários, o Google disse ter lucrado 8,74 dólares por ação, mais que a média da previsão de analistas de 7,85 dólares por ação.

A receita líquida, que exclui taxas pagas a sites parceiros, saltou 36 por cento anualmente, para 6,92 bilhões de dólares, mais que os 6,55 bilhões de dólares esperados por analistas consultados pela Thomson Reuters I/B/E/S.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.