Número de ataques na internet brasileira dispara no 2o trimestre

Imagem de: Número de ataques na internet brasileira dispara no 2o trimestre

Reuters. Por Priscila Jordão - O número de notificações de ataques de segurança na Internet brasileira aumentou 40 por cento no segundo trimestre contra os três primeiros meses do ano, mostrou uma pesquisa do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br).

Na comparação com o segundo trimestre de 2010, os 127 mil ataques apurados de abril a junho representam um incremento de 287 por cento.

Já a quantidade de ataques a servidores, que exploram vulnerabilidades em aplicações da Internet e conseguem hospedar páginas falsas e inserir modificações nos sites originais, avançou 14 por cento sobre o primeiro trimestre e 69 por cento sobre o mesmo período do ano anterior.

Segundo o CERT.br, tais dados confirmam a tendência de aumento de ataques a servidores verificada recentemente.

Entre 20 e 28 de junho, mais de 200 sites de órgãos públicos brasileiros foram alvo de hackers, de acordo com dados do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), incluindo o portal da Presidência da República, os sites da Receita Federal e do IBGE.

Os ataques a servidores apresentam tendência de crescimento desde 2007, afirmou o CERT.br, devido à utilização de sistemas mais complexos na elaboração de sites, que criam vulnerabilidades, e à falta da realização de checagens de segurança por parte de desenvolvedores.

Tentativas de fraude, propagação de códigos maliciosos e outros incidentes de segurança também cresceram na comparação anual.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.