Como Usar o HijackThis

Imagem de: Como Usar o HijackThis

A internet é um grande portal para todo tipo de conteúdo, tanto para utilidades quanto para programas e aplicações que acabam arruinando seu computador. Ao se conectar com o mundo usando a web, o usuário tem de estar sempre em alerta para não tomar surpresas, porém, até mesmo os mais experientes acabam pegando pragas indesejadas.

O HijackThis é o tipo do programa que tem como tarefa principal melhorar a segurança do computador. Atuando principalmente através da remoção de barras e controles ActiveX que se apossam do seu navegador, o programa tem seus méritos por executar o trabalho em quase todos os casos. Talvez ele não seja exatamente um anti-spyware, mas em alguns casos ele pode atuar como tal.

Confira abaixo as principais tarefas que você pode realizar através do programa e qual a real função de cada botão.

Tela inicial

Após instalar o aplicativo em seu computador, você irá se deparar com uma tela semelhante a que você visualiza abaixo. Esta janela tem a função de economizar seu tempo, pois ela apresenta as principais tarefas do programa.

Tela inicial

1) Ao clicar neste botão, o HijackThis vai executar uma varredura em seu computador, informar quais os problemas existentes e salvar um arquivo de relatório com os detalhes da verificação.
2) Caso você não queira usar o arquivo de relatório, deve utilizar este botão, que executa apenas a verificação de arquivos.
3) Visualize a lista de bakcups, restaure arquivos deletados por engano ou apague definitivamente tudo.
4) O HijackThis possui mais ferramentas do que você imagina e muitas opções avançadas são encontradas através deste botão.
5) Abra a ajuda online (site todo em inglês) do programa.
6) Se você não quiser realizar nenhuma das tarefas desta janela, clique neste botão e abra o programa.
7) Para visualizar sempre esta janela deixe a caixa de seleção marcada (é recomendado deixar esta caixa marcada).

Eliminando as pragas

Um modo bem simples de acabar com o lixo presente em seu computador é seguir o seguinte caminho.

1º) Clique em “Do a system scan only”.

Faça apenas a varredura

2º) O HijackThis irá analisar eu PC e exibir a lista de arquivos e pragas indesejadas.

Após a verificação

3º) Marque a caixa dos itens que você deseja eliminar.
*Tome muito cuidado ao marcar as caixas de seleção, porque caso você marque algumas incorretas é possível que não haja restauração futuramente.

Selecione o que você deseja apagar

4º) Clique no botão “Fix checked”.

Clique em

5º) Agora o programa lhe pede confirmação para continuar, basta clicar em “Sim“ para executar a limpeza.

Confirme clicando em Sim

Ferramentas do sistema

O botão “Open Misc Tools section” presente na tela inicial é fundamental para quem procura gerenciar seu Windows com maior eficácia. Confira abaixo o que cada botão efetua.

Ferramentas do sistema

1) Abra um gerenciador de tarefas semelhante ao do Windows.
2) Este botão é útil para quem trabalha com redes e possui vários IPs para catalogar. Caso você tenha uma rede pequena nem ouse mexer neste arquivo.
3) Sabe aqueles arquivos chatos que não há modo de deletá-los? Pois então, o HijackThis pode te auxiliar a excluí-los, sendo preciso apenas clicar sobre este botão e escolher o arquivo que será deletado na próxima reinicialização.
4) É altamente recomendado que você não use este botão. A função dele é apagar serviços utilizados pelo Windows. Só deve ser usado em casos extremos e que você saiba o que está fazendo.
5) Mesmo após realizar a varredura do programa, alguns programas espiões podem restar. Usando este botão você pode se assegurar de que nem mesmo os mais eficientes espiões estão grudados na pasta do seu Windows.
6) O HijackThis tem uma utilidade a mais do que outros programas. Além dele permitir remover programinhas ocultos, ele também lhe fornece um painel para remover os programas normais, porém, a diferença é que o HijackThis remove até as entradas que existem no registro.

Backup

Ao clicar no botão que dá acesso aos backups você pode restaurar ou apagar quaisquer itens que porventura o aplicativo tenha efetuado uma cópia.  Veja como é simples:

1º) Na tela inicial do programa clique em “View the list of Backups”.

Veja a lista de backups

2º) Marque os backups que você deseja excluir ou restaurar.

Escolha os backups

3º) Clique no botão “Restore” para recuperar aquilo que você apagou por engano ou clique em “Delete” para apagar permanentemente.

Restaurar ou Deletar

Opções ocultas

Apesar do HijackThis ser um bocado bagunçado, com pouco tempo de utilização você acaba aprendendo onde localizar o que procura. No entanto, há algumas opções que não estão presentes na tela inicial do programa. Você pode acessá-la de uma maneira bem esquisita, observe como.

Opções do programa e do IE

Faça bom uso e tome cuidado

Obviamente este guia não visa ensinar a efetuar uma avaliação de seus processos, pois não há guia que torne tal tarefa viável. Tendo como objetivo auxiliar os usuários mais inexperientes, o Baixaki procura sempre elaborar guias básicos que tornem fácil e prática a utilização dos programas. Espero que você tenha entendido os passos básicos para manter seu computador um pouco mais seguro. Fica a dica: quando o assunto é segurança, todo cuidado é pouco.

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.