Google+: como usar a rede social no celular

Imagem de: Google+: como usar a rede social no celular

O Google+ já é uma realidade. Mesmo que a rede social da gigante não esteja totalmente disponível para qualquer internauta, quem já foi agraciado com um convite começou imediatamente a fuçar nas novas possibilidades do serviço. O Tecmundo já falou sobre as primeiras impressões do site, como organizar os círculos de contatos e até alguns comandos secretos para facilitar a navegação.

Mas e se você estiver longe do seu PC e ainda assim quiser conferir novas postagens? Para isso, tudo o que você precisa é de um smartphone e de acesso à rede social, seja por meio de aplicativos próprios ou da página na internet.

O Tecmundo explica a seguir quais os métodos para fazer isso – e como manter-se ligado aos seus círculos só com o celular em mãos.

Exclusividade Android

Aparelhos com Android têm acesso a um excelente aplicativo próprio para o Google+. Para utilizá-lo, é só baixar o programa no Market e instalá-lo normalmente.

Em sua primeira visita, selecione um email já cadastrado em seu aparelho através de outro aplicativo da empresa, como o Gmail. Caso ele não se encontre na lista, retorne ao aplicativo de correio eletrônico e estabeleça a ligação. Lembrando que você precisa ter uma conta na rede social para acessá-la normalmente.

Já no aplicativo, você é apresentado aos cinco itens possíveis de serem utilizados. Cada um replica uma função do site do Google+, adicionando alguns complementos para portáteis. Vamos conhecer cada uma delas:

Stream

É a janela que contém as postagens dos amigos que você adicionou em algum de seus círculos. A partir dela, você visita o perfil de seus amigos, adiciona-os e organiza o compartilhamento de postagens.

Em qualquer atualização ou ao receber mensagens instantâneas, mesmo que o Google+ esteja funcionando em segundo plano, você é notificado através de avisos no celular.

Já em “Nearby”, uma das exclusividades aparece: você visualiza apenas as postagens de quem definiu a localização e está próximo a você – utilizando o aplicativo em um portátil, claro.

Huddle

É o sistema de chat portátil do Google+. Essa opção funciona apenas com outros amigos que tenham o aplicativo para celular, mas é bastante útil para passar recados rápidos ou marcar compromissos. Você pode adicionar uma ou mais pessoas, criando grupos fixo de conversa.

Photos

A janela mostra todas as fotos possíveis que você e seus contatos inseriram: seus álbuns, o de pessoas em seus círculos e até as que foram tiradas na hora. O sistema de importação é instantâneo – só tirar a foto, localizá-la (opcional) e inserir uma mensagem com a postagem.

Profile

Examine e edite todas as suas postagens e informações pessoais.

Circles

Gerencie seus círculos e adicione novos contatos.

Notificações

Saiba quem o incluiu em algum círculo e adicione-as também.

Em desenvolvimento

Graças à burocracia existente ao aprovar novos aplicativos, o Google+ próprio para o iPhone ainda não foi aprovado até a publicação deste artigo. Além disso, usuários de Blackberry, Symbian e Windows Mobile estão na mesma situação. Mas nem tudo está perdido – com uma gambiarra básica, é possível acessar a rede social normalmente.

A solução vem da rede

Ao digitar google.com/+ no navegador do seu portátil, você é direcionado ao aplicativo para web do Google+. Ele não possui toda a funcionalidade portátil do Android e o acesso deve ser feito pelo software de acesso à internet, mas é o único jeito. E o melhor: está inteiro em português.

A interface é simples: entre com seu login e senha para ser direcionado à página principal, que possui todas as opções do Android, exceto o “Huddle”.

Lá você encontra o “Stream”, para verificar as atualizações de seus contatos; o “Fotos”, com todas as atualizações, mas sem a possibilidade de importar um retrato tirado na mesma hora; além das opções de organização, como “Perfil”, “Círculos” e “Notificações”.

Como está conectado diretamente do navegador, o webapp permite que você acesse rapidamente outros serviços da Google, como o Gmail, a busca, o tradutor, o YouTube e até o Orkut com poucos cliques, em uma barra localizada na parte superior da tela. É só clicar e aproveitar, pois você já estará logado com a conta da rede social.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.