Adeus NVIDIA: nova geração de consoles deve utilizar apenas chips AMD

Imagem de: Adeus NVIDIA: nova geração de consoles deve utilizar apenas chips AMD

Primeira versão do controle PS3 (Fonte da imagem: Divulgação/Sony)

Uma série de rumores, publicados pelo site HardOCP, comenta algumas das principais características do hardware que será usado por Nintendo, Microsoft e Sony na próxima geração de consoles. A principal delas é o boato de que a AMD poderá ser a escolha das três empresas para placa gráfica do Wii U, PlayStation 4 e do próximo Xbox.

De acordo com o site, a escolha seria feita devido à facilidade de se trabalhar com as GPUs da marca, e deixariam a NVIDIA totalmente de fora da próxima geração de aparelhos. O HardOCP, porém, pondera que os chips Tegra da fabricante podem acabar aparecendo em alguns consoles portáteis.

Processadores incertos

Já no campo dos processadores, componentes da IBM também podem aparecer nas três plataformas da próxima geração mas os boatos sobre isso são bem mais nebulosos. A marca parece ser uma escolha certa apenas para o Wii U (com chip de núcleos múltiplos - provavelmente 4), mas a Microsoft também deve seguir pelo mesmo caminho, utilizando arquitetura Cell.

(Fonte da imagem: Djeric)

Aqueles que estranharem tal comentário devem se lembrar de que o processador do Xbox 360, desenvolvido pela IBM, já tem algumas similaridades com a arquitetura Cell — ainda que o foco tenha sido os núcleos centrais, e não os processadores sinérgicos.

O PlayStation 4, porém, pode vir a utilizar um chip Bulldozer, da AMD. Foi dito que há uma indecisão entre as duas arquiteturas, a qual se resolverá em breve. Vale lembrar que uma evolução da arquitetura atual facilitaria enormemente a implementação de um sistema de retrocompatibilidade no PS4.

O HardOCP observa ainda que tudo pode mudar em pouco tempo devido à dinâmica do mercado de informática. Como as datas de lançamentos dos consoles ainda estão distantes, novas placas gráficas e processadores podem surgir e acabarem constituindo escolhas melhores para as empresas do mercado de games.

Via Baixaki Jogos

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.