SleepWell: novo padrão Wi-Fi economiza bateria de gadgets

Imagem de: SleepWell: novo padrão Wi-Fi economiza bateria de gadgets

Um dos grandes problemas da internet sem fio é a bateria gasta pela transmissão de dados. Para resolver isso, pesquisadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo um novo sistema de transmissão Wi-Fi, chamada de SleepWell (“Durma bem”, em português).

Esse sistema ganha o nome porque permite que os aparelhos conectados aos roteadores possam entrar no modo “Dormir” sem interromper a transmissão de informações que são enviadas e recebidas pelo dispositivo. Ou seja, smartphones e notebooks podem ter a atividade reduzida ao máximo e continuar recebendo dados.

Diferenças entre wireless normal e padrão SleepWell (Fonte da imagem: www.duke.edu)

Ainda em fase de testes, o padrão SleepWell pode começar a ser disponibilizado para usuários nos próximos anos, mas ainda vai demorar um pouco para que roteadores sejam desenvolvidos com a tecnologia em escala comercial.

No futuro, quando a computação nas nuvens estiver mais bem estabelecida, tecnologias como o SleepWell serão vitais para garantir que gadgets possam ser utilizados em redes sem fio por muitas horas antes que seja necessário conectar os aparelhos às redes elétricas.

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.