Como Usar ZoneAlarm Free

Imagem de: Como Usar ZoneAlarm Free

O uso de firewalls tornou-se indispensável nos dias de hoje, ainda mais para usuários que estão constantemente acessando a Web. A principal função de um firewall é bloquear as portas de entrada do computador, permitindo ou não a passagem de dados de acordo com critérios estabelecidos – as famosas “Regras”.

ZoneAlarm é um poderoso firewall desenvolvido para a proteção de qualquer tipo de conexão contra intrusos que buscam falhas de segurança para invadir seu computador e roubar todo tipo de informação que julguem relevante. Hoje você vai aprender a utilizar os principais recursos deste programa elogiado e utilizado por muitos usuários.

PRIMEIRO CONTATO

Ao abrir o programa pela primeira vez, você vai se deparar com uma série de menus e links. O menu principal está localizado mais à esquerda da janela, e é nele que você vai encontrar as opções mais importantes.

As demais opções mostradas no programa informam o produto que você está utilizando (firewall, antivírus, antispyware, etc.) e também permitem que você adquira mais ferramentas para incrementar seu ZoneAlarm e torná-lo ainda mais eficiente no bloqueio aos invasores.

Tela principal do programa

ALTERANDO AS CONFIGURAÇÕES

MenuNo menu principal, a primeira opção encontrada é “Overview”. Ao clicar nesta, um submenu será mostrado, contendo as opções: Main, Product Info e Preferences. A primeira delas mostra a tela inicial do programa; a segunda exibe todas as informações do programa como versão, licença, registro, etc.

A terceira alternativa é, talvez, a mais importante, pois permite alterar as configurações principais do programa. Você pode escolher a forma com a qual o programa irá procurar por atualizações (automático ou manual), se deseja que o aplicativo seja iniciado assim que o Windows iniciar, esconder seu endereço de IP e ainda ter proteção contra fraudes na Internet.

Sempre que você alterar uma configuração ela será aplicada imediatamente e de forma automática, sem a necessidade de reiniciar o computador ou o programa.

Configurações principais.

NÍVEIS DE SEGURANÇA

Acessando a opção “Firewall” no menu principal é possível alterar os níveis de segurança de acesso à Internet e também em redes internas (casa ou trabalho). Por padrão os níveis são configurados como alto para a Internet, e médio para redes. Caso você altere o nível de segurança das redes internas, provavelmente será preciso criar exceções, ou regras, para que você possa acessar os demais computadores presentes na rede.

Aprenda a criar as famosas regras

Ao acessar a opção “Zones” no menu “Firewall” você pode criar as famosas “Regras de Acesso”, que nada mais são do que você escolher quais endereços de IP ou sites poderão trocar informações com seu computador.

Crie novas regras.Algumas regras já são pré-estabelecidas pelo programa, mas você pode editá-las, desde que saiba como fazer corretamente.

Clicando no botão “Add”, são exibidas opções com os tipos de regra que você pode criar. É possível escolher entre:

Host/SitePermite que o site que você colocou na regra troque todo tipo de informação com seu computador.
IP AddressEsta opção permite que apenas um endereço IP específico tenha acesso ao computador.
IP RangeDefine um intervalo de endereços IP que têm a permissão de interagir com o computador.
SubnetNesta opção você deve informar o endereço IP e também a máscara de rede que poderá acessar informações do computador.

Como saber o IP

Você deve estar se perguntando: “Mas como vou saber qual o endereço de IP quero liberar?”. O ZoneAlarm mantém registrado todos os eventos ocorridos (bloqueio ou liberação de programas e IPs) em arquivos que são chamados de logs. Todo registro que é feito possui a data e hora que ocorreu, protocolo, nome do programa, endereço de IP e diversas outras informações.

Para saber os endereços corretos que você deve liberar, basta acessar estes logs no menu “Alerts & Logs”, opção “Log Viewer”. A tabela exibida possui uma coluna chama “Source IP”, que é exatamente o endereço IP que você usará para liberar os programas desejados.

Se a tentativa de executa o programa desejado foi a última ação realizada antes de visualizar os logs, então as informações que você precisa estarão presentes no primeiro registro mostrado.

Descubra o endereço de IP.

PEDIDOS DE AUTORIZAÇÃO

Depois que o ZoneAlarm for instalado, será preciso reiniciar seu computador. A partir daí, toda vez que você abrir um programa pela primeira vez, o programa irá alertá-lo e perguntar se o programa terá ou não acesso às informações desejadas. Para saber de qual programa o ZoneAlarm está alertando você, basta prestar atenção nas informações mostradas no balão de alerta.

Balão de autorização

Na opção “Application” será mostrado o nome do aplicativo que está pedindo autorização de acesso. Se você reconhecer o nome ali mostrado e deseja liberar o acesso, marque a opção “Remeber this setting” (para lembrar a decisão tomada) e clique em “Allow” (liberar).

Mas, nem sempre o nome mostrado é conhecido. Quando situações assim acontecem, é aconselhável procurar na Internet sobre o aplicativo, qual sua função e se é seguro liberar. Cuidado, pois alguns pedidos de autorização podem ser feitos por aplicativos do sistema ou pacotes de processos, como é o caso dos svchost.exe.

Se você bloquear ou liberar por acidente algum programa, é possível alterar a escolha feita, é só acessar o menu “Program Control”, opção  “Programs”. Uma lista com todos os programas liberados ou bloqueados será mostrada e alguns símbolos são mostrados ao lado de cada aplicativo: Válidose o programa estiver liberado, Bloqueado se o acesso foi bloqueado e Nenhuma decisão tomada. caso nenhuma ação tenha sido tomada.

Clicando com o botão esquerdo do mouse sobre estes símbolos é possível alterar a ação tomada anteriormente. Assim, não há porque tem medo de negar o acesso aos programas que você não conheça, pois depois você pode liberá-lo sem problemas. O melhor é garantir sua segurança!

Edite decisões tomadas.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.