Essa é uma boa notícia para quem só conta com a programação da TV aberta para acompanhar séries: a rede Globo vai concentrar seus esforços na produção de seriados.

O departamento de entretenimento da emissora carioca decidiu apostar no sistema de temporadas para suas séries — ou seja, as atrações vão se revezar na telinha: quando termina a temporada de um seriado, entra outro no lugar.

A intenção da Globo é acostumar o público com séries, e a ideia parece estar dando certo — é só lembrar o sucesso de crítica e público que as microsséries Maysa e Capitu alcançaram nos últimos tempos.

A Globo deixou claro que vai estudar todas as propostas, sem discriminação quanto ao “escalão” a que pertencem os criadores de séries. Com isso, a promessa é encontrar cada vez mais variedade e formatos diferentes nos novos projetos da emissora.

Conheça o destino das séries que já estão sendo exibidas pela Globo e as novidades que devem estrear ainda neste ano:


Faça Sua História

A série foi suspensa, o que significa que não vamos mais encontrar o ator Vladmir Brichta em seu táxi nos domingos após o Fantástico. Pelo menos, não até 2010: a Globo informa que Faça Sua História pode voltar, mas é bem provável que isso não aconteça.

Em seu lugar, a sessão de filmes Domingo Maior começa mais cedo.


Casos & Acasos

A série com elenco variável, em que três histórias se entrelaçam a cada episódio, terá o mesmo destino de Faça Sua História: Casos & Acasos está fora da grade da Globo para este ano.

A Globo justifica a suspensão de Faça Sua História e Casos & Acasos dizendo que as duas séries tiveram temporadas longas em 2008 e precisam “descansar”.


Toma Lá, Dá Cá

A série mais popular da Globo tem nova temporada mais do que garantida: nas terças-feiras, após o Casseta & Planeta, Toma Lá, Dá Cá volta com vários novidades, como o Minha Série já adiantou.



Toma Là, Dá Cá volta com novidades!



A Grande Família

Outro sucesso de público, A Grande Família também vai ganhar nova temporada e continua a ser exibida nas quintas-feiras.


Ó pai, ó

Boa notícia para quem gostou de conferir Lázaro Ramos como Roque em Ó pai, ó: a série volta para a nova temporada no segundo semestre.



Ó Pai, ó também vai ganhar nova temporada



Guerra & Paz

Apesar de ter contado com uma temporada curta, exibida às sextas, Guerra & Paz não retorna. Em seu lugar, entra a série que deverá se chamar Tudo Outra Vez (leia mais abaixo)


Aline

O especial de fim de ano baseado nas tirinhas de Adão Iturrusgarai agradou: a Globo gostou da resposta dos telespectadores e promete transformar o especial em uma série.

Aline deve estrear no segundo semestre, e, provavelmente, contará com os mesmos intérpretes nos papéis principais: Maria Flor, Pedro Neschling e Bernardo Marinho.



Aline: Aline, Otto e Pedro voltam no segundo semestre



Tudo Outra Vez (título provisório)

No lugar de Guerra & Paz entra Tudo Outra Vez. A série promete misturar drama e humor para contar a história de duas pessoas divorciadas que formam uma nova família.


Som & Fúria

Som & Fúria estava programada para estrear em fevereiro, mas devido ao horário de exibição — após o Big Brother Brasil, ou seja, após as 23h — a série foi adiada para julho.

A série conta com nomes como Rodrigo Santoro, Regina Casé, Débora Falabella e Paulo Betti no elenco, e é dirigida pelo aclamado cineasta Fernando Meirelles (de Cidade de Deus, Cegueira e O Jardineiro Fiel).

Saiba mais sobre a série aqui.


Decamerão

Mais um especial que foi aprovado pelo público, Decamerão também vai virar série e deve estrear no segundo semestre.

O diretor Jorge Furtado estava lidando com problemas de agenda e parecia quase impossível reunir todo o elenco. Mas todos os envolvidos no especial toparam voltar a encarnar seus personagens, e as gravações da séries estão previstas para abril.



O elenco de Decamerão reunido: especial vai virar minissérie na Globo




P2 (título provisório)

Substituindo Casos & Acasos nas noites de quinta-feira, entra a série policialP2. Fazem parte do elenco Murílo Beníco, Milton Gonçalves e Fabíula Nascimento.

A série estreia em abril e contará com atores desconhecidos. A Globo está selecionando o elenco em São Paulo e no Rio de Janeiro, e os novos talentos escolhidos vão interpretar um grupo de policias que auxilia o protagonista interpretado por Benício.


Jânio Quadros (título provisório)

Um dos políticos mais controversos do Brasil terá sua vida explorada na TV em uma série que trata principalmente da renúncia de Jânio Quadros.

O pesquisador e escritor Nelson Valente já começou a escrever os primeiros episódios. Valente trabalhou com Jânio e escreveu 12 livros sobre a vida do presidente. Ele conta que existem mais de 20 versões que tentam explicar a renúncia de Jânio Quadros, mas que ninguém sabe a verdadeira razão que levou o político a abandonar a presidência. Valente afirma que conheça toda a verdade e vai revelá-la na minissérie.

Agora é só aguardar para conferir a revelação que pode alterar a história do país. A atração ainda não tem data de estreia.