USB 3.0 é coisa do passado: PCI Express transfere até 32 Gbps

Imagem de: USB 3.0 é coisa do passado: PCI Express transfere até 32 Gbps

Se o duelo até agora era entre o Thunderbolt e o USB 3.0, os dois sistemas acabam de ganhar um novo concorrente de peso. A PCI Special Interest Group anunciou esta semana a criação de seu mais novo modelo de conexão para dispositivos externos. O sistema chega a impressionantes 32 Gbps (gigabits por segundo), enquanto Thunderbolt e USB 3.0 não passam dos 10 Gbps e 5 Gbps, respectivamente.

Ainda não existem muitos detalhes a respeito do novo modelo, porém, são grandes as possibilidades de que o sistema seja construído a partir de fios de cobre, mais plano e fino do que o Thunderbolt. Além disso, o cabo PCI Express deve ser capaz de canalizar energia para os aparelhos conectados a ele.

Com base em novos equipamentos, ainda mais compactos, o PCI Express deve chegar ao mercado com conectores ultrafinos, sendo que a própria empresa já estaria desenvolvendo novos padrões de conexão para a transferência de dados de maneira óptica. A previsão é de que o novo modelo da PCI seja lançado até o ano de 2013.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.