Sistema de leitura cerebral ajuda a aumentar a concentração

Imagem de: Sistema de leitura cerebral ajuda a aumentar a concentração

Desenvolvido pela empresa norte-americana Freer Logic, situada na Carolina do Norte, o Bodywave é um sistema de leitura de ondas cerebrais que promete aumentar o desempenho durante práticas esportivas e outras atividades que requeiram grande quantidade de atenção.

Com um formato parecido ao de um iPhone, o aparelho é fixado por uma tira à perna ou braço do usuário e, a partir disso, mede a atividade cerebral do usuário. O objetivo da invenção é alertar quando há mudanças de padrão nas sinapses que indicam perda de atenção, seja durante a prática de algum exercício, durante o trânsito ou realizando tarefas diárias como o trabalho em um escritório, por exemplo.

Aumento de concentração

O dispositivo usa três contatos feitos em carbono combinados com um software especial para medir sinais elétricos enviados através dos músculos, especialmente o coração. Através de aplicativos que acompanham a criação, o invento mede a atenção do usuário através da detecção de padrões de ondas beta, de 12 e 30 hertz – padrão aceito por neurologistas como um indicador de concentração.

(Fonte da imagem: Freer Logic)

Atualmente, o sistema é usado para ajudar crianças com déficit de atenção e hiperatividade, através de um software chamado Play Attention. Além disso, o aparelho é empregado em ambientes virtuais de treinamento para funcionários de usinas nucleares, como uma forma de prevenir acidentes devido à falta de atenção.

A expectativa é que, em um futuro próximo, o aparelho seja utilizado nas mais diversas aplicações. Alguns exemplos citados pela Freer Logic são tacos de golfe inteligentes, que ajudam o usuário a acertar buracos e até mesmo volantes que alertam quando o motorista não está concentrado na estrada.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.