Alemães digitalizam mesa de pebolim

Imagem de: Alemães digitalizam mesa de pebolim

É muito provável que você conheça o pebolim, ou Totó, um futebol de mesa disputado no mundo todo. Uma grande novidade é que este jogo tão popular agora está mais high-tech no que depender da SinnerSchrader, empresa alemã de soluções tecnológicas cujos funcionários são fanáticos da modalidade.

Eles decidiram colocar sensores nos gols da mesa e conectá-la à internet. Os sensores reconhecem quando a bolinha entra no gol e enviam um sinal para uma placa Arduino (nome de uma plataforma de código aberto que possibilita a criação de componentes eletrônicos). Então esse controlador notifica um servidor via WiFi e um software atualiza o placar da peleja.

Esse software, também desenvolvido pela SinnerSchrader, serve como um placar eletrônico atualizado em tempo real. O vídeo de divulgação da mesa — bem criativo, por sinal — mostra  o software em funcionamento em smartphones e tablets.

O software é também um registro de partidas cujos dados servem para os jogadores compararem quem é o melhor “peloteiro” da turma. Cada jogador tem um perfil pessoal com informações sobre desempenho dele e dos adversários.

Completamente online e open source, o software dispensa instalação e é compatível com todos os dispositivos modernos. Por enquanto, não está disponível para download, mas o site afirma que em breve estará.

Ampliar

Os alemães deram o pontapé inicial com o software gratuito. Agora, os interessados em digitalizar suas mesas de pebolim fazer os ajustes necessários. O site do SinnerSchrader tem até um pequeno guia para essas pessoas. O mais difícil é colocar os sensores nos gols.

É bacana ressaltar que a tecnologia não altera em nada o jogo de mesa, apenas utiliza a tecnologia para deixá-lo mais interativo e dinâmico. Pena que, no futebol “em tamanho real”, ainda há tanta relutância em utilizar tecnologias como essa. Fica essa lição muito bem dada.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.